Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

STF decide que municípios têm autonomia para instituir feriado do Dia da Consciência Negra

Imagem de destaque da notícia
Maioria dos ministros entende que não é um caso de legislação trabalhista, o que atrairia a competência exclusiva da União; únicos a divergir foram os ministros André Mendonça e Nunes Marques O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os municípios têm autonomia para instituir o feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. O placar foi de 9 votos a 2.

A maioria dos ministros entendeu que a decretação do feriado não é um caso de legislação trabalhista, o que atrairia a competência exclusiva da União. Os únicos a divergir foram os ministros André Mendonça e Nunes Marques.

Prevaleceu o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia. "A instituição, por ente federado local, de uma data de alta significação étnico-cultural como feriado, a exemplo do Dia da Consciência Negra, permite a reflexão, propicia o debate e preserva a memória", disse.

Cármen observou que validar a prerrogativa dos municípios de legislar sobre tal feriado é tornar efetivo o direito fundamental à cultura, previsto na Constituição Federal. "Não de trata de Direito do Trabalho", observou.

Seguiram a relatora os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Rosa Weber, presidente da Corte.

Ao abrir divergência, Mendonça afirmou que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), autora da ação, não tinha legitimidade para ingressar com o pedido no STF. Marques o acompanhou.

Ambos também afirmaram haver precedentes do próprio tribunal no sentido de que somente leis federais, aprovadas pelo Congresso Nacional, poderiam regulamentar a decretação desse tipo de feriado.

Debate sobre descanso remunerado

A CNTM acionou a Corte diante do debate sobre os efeitos do feriado nas relações de emprego, já que o fechamento dos estabelecimentos comerciais em 20 de novembro daria ao trabalhador direito a descanso remunerado, por exemplo.

No caso concreto, discutia-se a lei municipal de São Paulo que instituiu o Dia Nacional da Consciência Negra. "É inegável o protagonismo histórico do povo negro na construção cultural e histórica do município de São Paulo", observou a relatora.

Discussão sobre intolerância religiosa

Quando o julgamento teve início, na semana passada, Cármen e Mendonça discutiram sobre intolerância religiosa. Ela disse que "no Brasil, o preconceito é contra as religiões de matriz africana, não contra evangélicos" – uma referência à religião do ministro.

"Todos sofrem", respondeu ele. "Eu entendo, me solidarizo, sinto a dor dessas atitudes preconceituosas, mas, na minha leitura, não caberia ao STF trazer essa inovação, mas ao Poder Legislativo", concluiu.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis