Banner do Governo

Zebra Marroquina, salvação alemã e mistério na escalação do Brasil: confira os destaques do 8º dia de Copa

Por Adriano Santos em 27/11/2022 às 21:04:32

O oitavo dia da Copa do Mundo 2022 foi mais uma daqueles que surpreendeu todos os palpiteiros de plantão. Logo pela manhã, a Costa Rica, que perdeu o primeiro jogo para Espanha de 7 a 0, derrotou o Japão por 1 a 0 e conquistou três pontos, o que deixou o Grupo E embolado e levou a decisão para última rodada, já que Espanha e Alemanha ficaram no empate em 1 a 1. A derrota japonesa, somada ao empate alemão, deu um fôlego para a tetracampeã, que evitou uma eliminação precoce – seria a segunda da sua história e viria de forma consecutiva, já que em 2018 a equipe parou na fase de grupos. Com o resultado de ambas as partidas, todas as seleções têm chance de se classificarem para as eliminatórias. Contudo, apesar do empate, a situação alemã ainda é complicada, porque ela precisa vencer a Costa Rica na quinta-feira, 1, e torcer para o Japão perder da Espanha.

Se o jogo das sete da amanhã já foi uma surpresa, o das dez horas conseguiu ser ainda melhor. Apesar de não estar apresentando um bom futebol, a Bélgica ainda aparece como uma das favoritas para as oitavas do Grupo F, junto com a Croácia, porém, o time perdeu no Marrocos por 2 a 0, em mais uma zebra da competição. O resultado deixa as equipes empatadas com três pontos e elas vão depender dos resultados da última rodada para saberem se vão avançar para as oitavas. A vitória do Marrocos sobre a Bélgica não foi bem aceita na capital belga. As ruas de Bruxelas viraram palco de cenas de tumultos, vandalismo e quebradeira. A polícia anunciou que houve 11 detenções na capital. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram carros e patinetes elétricos sendo vandalizados, vidraças sendo quebradas e caçambas de lixos incendiadas. O prefeito da capital belga, Philippe Close, condenou o episódio. “Condeno nos termos mais fortes possíveis os incidentes desta tarde. A polícia já interveio com firmeza. Aconselho, por isso, os apoiantes a não virem ao centro da cidade. A polícia está usando todos os seus recursos para manter a ordem pública”. Os marroquinos são uma das principais comunidades estrangeiras no país.

bruxelas

Briugas são registradas nas ruas de Bruxelas após vitória de Marrocos sobre a Bélgica "Reprodução / Twitter @realzaidzayn

Se por um lado a Bélgica decepcionou, a Croácia se recuperou na competição e eliminou o Canadá, que se despediu dao torneio, mas conseguiu deixar o seu primeiro gol em Copa do Mundo. A atual vice-campeã, que tinha empatado com o Marrocos na estreia, começou perdendo, mas conseguiu reverter o placar e marcou quatro vezes sobre o adversário. O resultado deixa a equipe em primeiro lugar do Grupo E com quatro pontos. Na última rodada, eles enfrentam Bélgica em uma tentativa de classificação para as oitavas. Eles têm a vantagem do empate, pois vão a cinco ponto e se mantém na liderança, caso Marrocos não ganhe do Canadá. Apesar do espetáculo que vem sendo visto no Catar, na China as emissoras de televisão tem censurado as imagens de torcedores sem máscara, pois, chineses contra a política de covid-zero de Xi Jinping tem ficado indignados que só lá eles continuam com restrições extremas contra a Covid-19;

E a seleção brasileira?

tite; seleção brasileira

Tite faz mistério sobre escalação para jogo contra Suíça " EFE/EPA/ABIR SULTAN

A seleção brasileira entra em campo na segunda-feira, 28, às 13h conta a Suíça. Ambas as equipes possuem três pontos, mas o Brasil lidera o Grupo G por ter maior saldo de gols. Se vencer amanhã, já estará automaticamente encaminhado para as oitavas de final, agora se perder ou empatar, terá que levar a decisão para o último jogo, na sexta-feira, 2, contra Camarões. Depois de ter tido uma boa estreia, a equipe de Tite conta com algumas ausências, como Neymar e Danilo que se recuperam de lesão. Os substitutos dos jogadores ainda não saíram, mas, para o lugar de Danilo, tudo indica que Éder Militão será escalado, já para o do camisa 10, Rodrygo deve assumir a posição. Em entrevista coletiva, realizada neste domingo, Tite lamentou a ausência dos lesionados, mas afirmou acreditar na ‘capacidade criativa’ do ataque. “Outros jogadores estão surgindo em uma geração que é impressionante. Daqui a pouco vai aparecer a finta de um lance do Antony, uma assistência do Vini, uma criatividade do Richarlison na hora de finalizar, um cabeceio do Pedro, o Jesus ia fazer o gol no lance do segundo tempo, isso vai aparecer. Eles têm essa capacidade criativa. O Rodrygo corre que parece que tem a bola grudada no pé”, elogiou o treinador. Questionado sobre quem escalaria na lateral na vaga de Danilo, Tite fez mistério. “O Militão já jogou nessa função, tem característica para tal, e o Dani é um construtor, fora a qualidade técnica e de liderança que tem. Moral da história? Não vou dizer quem vai jogar”, finalizou.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários