Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

China coloca cidade com maior fábrica de iPhones em lockdown

Imagem de destaque da notícia
Grande parte da cidade de Zhengzhou, sede da maior fábrica de iPhones da Apple, foi colocada em lockdown por cinco dias, enquanto autoridades adotam medidas mais rigorosas para controlar o crescente surto de Covid-19 Controles de mobilidade - um eufemismo para lockdown - serão impostos nas principais áreas urbanas de Zhengzhou a partir da sexta-feira até 29 de novembro devido ao aumento de infecções por coronavírus, disse a força-tarefa para a pandemia de Zhengzhou em comunicado na quarta-feira. A cidade registrou 996 casos na quarta-feira, acima do total de 813 do dia anterior.

As novas restrições foram anunciadas depois que centenas de trabalhadores da fábrica, conhecida como “iPhone City” por sua escala, haviam saído dos dormitórios em protesto no início do dia. Os funcionários da fábrica da Foxconn Technology Group entraram em confronto com agentes de segurança vestidos de branco, de acordo com vídeos do protesto, insatisfeitos pelo não pagamento de salários e temor de maior contágio pelo coronavírus.

De acordo com a diretiva do governo de Zhengzhou, pessoas que vivem em áreas designadas como de alto risco devem ficar em casa, enquanto outras são aconselhadas a não deixar suas residências ou complexos, a menos que seja necessário. Testes diários de PCR também serão realizados.

Revolta em fábrica de iPhones na China

Valor

Ronnie Cai, 31 anos, mora em um dos distritos fechados. Ele disse que havia rumores de que restrições mais intensas seriam decretadas antes do anúncio.

“Simplesmente não entendo como, depois de lutar contra o vírus por um mês, podemos realmente controlá-lo em cinco dias”, disse Cai. “Tenho comida que armazenei anteriormente e autoridades da comunidade disseram que podemos sair para comprar alimentos em um horário específico, mas ainda não recebemos orientações sobre como isso vai funcionar.”

O distrito onde estão localizadas as fábricas da Foxconn não foi incluído entre os oito a serem colocados sob lockdown, de acordo com o comunicado do governo.

Ainda assim, a unidade está em uma área já classificada como de alto risco, o que significa que restrições de mobilidade semelhantes às de um lockdown permanecem em vigor. A empresa opera há algum tempo o chamado circuito fechado, onde trabalhadores ficam efetivamente confinados em seus dormitórios e na linha de produção, sem contato com o mundo exterior. Os sistemas permitem que as fábricas mantenham a produção em meio aos lockdowns da Covid, mas a exigência de isolar trabalhadores levou a distúrbios em Zhengzhou e em outras cidades.

As medidas de Zhengzhou marcam um retorno às amplas e intensivas restrições para frear a Covid que a China havia implementado antes que os principais líderes pedissem uma abordagem mais direcionada.

Mais ou menos uma semana desde que a Comissão Nacional de Saúde da China emitiu um novo manual de 20 pontos para enfrentar a Covid-19 com menos obstáculos, o aumento de casos levou uma série de cidades a retomar a abordagem mais dura. Shijiazhuang, uma cidade próxima a Pequim que flexibilizou vários testes após as novas diretrizes, teve que voltar atrás em poucos dias, efetivamente colocando a cidade sob lockdown.

Controles de tráfego destinados a manter veículos não essenciais fora das rodovias também estarão em vigor em Zhengzhou. A cidade vai travar uma “batalha de eliminação” contra a Covid nos próximos cinco dias, sem que nenhuma família ou pessoa seja perdida em um exercício de testes em massa, disse o jornal estatal "Zhengzhou Daily".

É uma mudança marcante para uma cidade que foi criticada no passado pelo Escritório Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China por usar paralisações generalizadas em vez de controles mais precisos.

As medidas de Zhengzhou mostram a dificuldade de aplicar uma abordagem mais leve e direcionada para a Covid quando o objetivo ainda é controlar surtos. Variantes mais contagiosas do coronavírus tornaram a política Covid Zero da China, implantada com sucesso durante o surto inicial em Wuhan, praticamente insustentável sem implementar grandes restrições.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis