Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Como conseguir trabalho em uma grande empresa?

Imagem de destaque da notícia
A colunista Sofia Esteves responde leitor que quer mudar de emprego, e diz como se apresentar ao recrutador e planejar a mudança >> Envie sua dúvida de carreira, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

“Concluí a graduação anos atrás e depois não cursei especialização ou pós. Recentemente comecei um MBA. Tenho um cargo de nível sênior em uma pequena organização - cerca de 50 funcionários - e minha expectativa com o MBA é abrir portas e conseguir um trabalho com função semelhante em uma organização maior. Devo começar a me candidatar a essas posições durante meus estudos ou seria melhor esperar até a conclusão? Além disso, como me apresento para um cargo em uma empresa maior? Que experiências em uma empresa menor podem ser relevantes para eu mostrar ao recrutador?” Executivo, 40 anos

Minhas competências não estão sendo utilizadas. Como mostrar meu potencial no trabalho?

Como ser mais persuasivo e fazer as suas ideias serem aceitas no trabalho

Não me dou bem com ambientes de muita pressão no trabalho. O que faço?

Quando o assunto é recrutamento e seleção, sou daquelas que acredita que é sempre bom participar do processo. Mesmo que você esteja feliz em uma empresa, mesmo que não tenha concluído um curso de especialização para mudar de área, mesmo que ainda não tenha 100% das competências listadas na vaga, participe. É uma forma de manter-se em contato com o mercado, de entrar no radar de outras empresas e de treinar suas habilidades para entrevistas de emprego.

Como ser bem sucedido em uma entrevista de emprego

Às vezes, quando ficamos obcecados com a ideia de cumprir absolutamente todos os requisitos de uma vaga, deixamos uma oportunidade passar por acharmos que ainda não estávamos aptos para o trabalho. Mas a verdade é que boas empresas sabem que existe um processo de desenvolvimento profissional e que nenhuma pessoa chega 100% pronta para desempenhar uma atividade.

"Pense em pontos ao longo da sua jornada na empresa atual que podem ser valorizados por outras empresas empregadoras"

Unsplash

Levando isso em consideração, eu diria que, sim, você deve começar a se candidatar para um novo cargo em uma grande empresa mesmo tendo iniciado o MBA recentemente. Isso não deveria ser um impeditivo para você começar a colocar em prática o seu plano de mudança de carreira.

Até porque muito provavelmente você já tem qualidades profissionais que podem chamar a atenção de uma organização de grande porte. Em companhias menores, é comum desempenharmos diversos papéis, trocarmos de áreas mais vezes, trabalharmos em parceria com outros setores da empresa…

Isso tudo contribui para que se tenha uma visão mais ampla sobre a estratégia corporativa, entenda o funcionamento de cada área e saiba trabalhar com colegas e times diversos. Por conta da estrutura mais enxuta, a pessoa consegue desenvolver um perfil generalista e multitarefas, além de ser capaz de atuar bem em diferentes frentes — o que costuma ser valorizado em diversas empresas.

Pense também em outros pontos ao longo da sua jornada na empresa atual que podem ser valorizados por outras empresas empregadoras. O que mais você fez que pode ser bem-visto pelas grandes corporações? O que você considera que merece destaque? Avalie todo o seu desenvolvimento dentro da organização onde trabalha e inclua no currículo (de forma resumida) os pontos de destaque.

Vale também falar com pessoas que passaram pela mesma transição. Pergunte o que e como elas fizeram, quais barreiras precisaram superar, o que ajudou nesse trajeto etc. Conversar com outros talentos que viveram uma experiência parecida é sempre uma prática eficiente.

Por último, tenho uma dica pouco convencional. E se, em vez de migrar direto para uma grande corporação, você buscar uma startup? A ideia aqui é buscar um trabalho com porte mais próximo da sua realidade, porém com um viés tecnológico e uma velocidade de entrega muito maior. Uma forma de fazer uma mudança, mas não tão brusca.

Agora, o mais importante de tudo é não deixar essa vontade morrer, não desanimar e não achar que suas chances são baixas por conta da idade, da falta de diploma em uma pós-graduação ou qualquer coisa assim. É sempre tempo de mudar, então, vá atrás desse sonho!

Sofia Esteves é psicóloga com especialização em recursos humanos e presidente do conselho do grupo Cia de Talentos

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis