Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições 2022

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha disputam governo de Alagoas no 2º turno

Imagem de destaque da notícia

A disputa para o Governo de Alagoas será decidida entre os candidatos Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) no segundo turno. Atual governador do do Executivo Estadual, Dantas recebeu 46,64%(708.984 votos) na eleição deste domingo, 02 de outubro de 2022, e liderou o primeiro turno, seguido pelo senador licenciado Rodrigo Cunha, que teve 26,79% (407.220votos) dos votos.

Os dois candidatos iniciam a partir de agora a corrida eleitoral para o segundo turno, que vai ocorrer em 30 de outubro. Clique aqui e veja o resultado da apuração.

Votos brancos somaram 88.769 (4%) e 193.891 (10%) de votos nulos. 520.114 alagoanos não compareceram às urnas (22%).

Quem são os candidatos

Paulo Dantas - Tem 43 anos. Nascido em Maceió, foi criado no Sertão. É formado em Administração e produtor rural. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos e em 2018 foi eleito deputado estadual. Em 2022, foi eleito governador de Alagoas.

É filho do ex-deputado Luiz Dantas e esposo da atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem é casado há 26 anos e tem duas filhas.

Rodrigo Santos Cunha (União) - é atualmente licenciado do seu primeiro mandato como senador (2019-2027) e candidato ao Governo de Alagoas. Formado em Direito, o jovem parlamentar tem pós-graduação em Administração Pública, Gestão de Projetos e Direito do Consumidor. Natural de Arapiraca (AL), nasceu em 11 de maio de 1981. Filho da médica Ceci Cunha e do comerciante Juvenal Cunha. É divorciado e tem dois filhos. Advogado, é também professor de Direito do Consumidor.

Em 2008, Rodrigo tornou-se superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Em 2013, foi eleito membro da Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça. Foi o deputado estadual mais votado (60.759 votos) em Alagoas em 2014, cargo que exerceu até ser eleito o senador mais bem votado de Alagoas, com 895.738 votos.

1º turno x 2º turno: entenda a diferença - O conceito de maioria absoluta dos votos no primeiro turno traduz que o candidato vencedor precisará conquistar mais da metade dos votos válidos. Isso significa que o eleito precisa ter, no mínimo, 50% dos votos válidos + 1. Os votos válidos são todos aqueles que foram dirigidos a algum dos candidatos naquela eleição. Para este cálculo, são desconsiderados os votos brancos e nulos.

Para vencer a eleição no primeiro turno nas Eleições 2022, o candidato ao executivo precisa alcançar a maioria absoluta e receber mais da metade dos votos válidos. Se nenhum candidato conseguir superar esta marca, o que foi caso da eleição em Alagoas neste domingo, os dois candidatos mais votados para estes cargos - Paulo Dantas e Rodrigo Cunha - disputarão o segundo turno. Nesta segunda etapa da eleição, o candidato mais votado será, necessariamente, o eleito para governar Alagoas pelos próximos quatro anos (2023 a 2026).

Fonte: Tnh1

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis