Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Brasil, China e Índia se abstêm em votação contra a Rússia no Conselho de Segurança da ONU

Imagem de destaque da notícia
Conselho de Segurança votou resolução para condenar a anexação de territórios da Ucrânia por Moscou, mas medida foi vetada pela própria Rússia Brasil, China, Índia e Gabão foram os únicos países que se abstiveram da votação realizada nesta sexta-feira no Conselho de Segurança da ONU para condenar a anexação de territórios da Ucrânia pela Rússia. A proposta foi levada ao conselho pelos Estados Unidos e Albânia, mas foi vetada pelos próprios russos, que detêm poder de veto permanente no grupo.

Leia também:

Putin anexa territórios da Ucrânia e oferece fim da guerra

Ucrânia se candidata à Otan e se diz aberta a negociar com Rússia, mas com outro presidente

A resolução buscava condenar Moscou pela anexação das regiões da Ucrânia de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia. A Rússia argumenta que referendos feitos nas áreas mostraram que a população está a favor de se tornar parte do país, porém a comunidade internacional rejeita o pleito, alegando fraudes e falta de transparência.

No total, 10 países votaram a favor de condenar Moscou pela anexação, quatro se abstiveram e somente a Rússia votou contra.

Antes da reunião, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, falou da possibilidade da Rússia usar seu poder de veto para impedir a discussão no conselho e disse que caso isso acontecesse, iria levar o tema para a Assembleia-Geral da ONU - onde não há poder de veto irrestrito como no Conselho de Segurança.

Embaixadores durante a votação da resolução contra a Rússia no Conselho de Segurança da ONU

Bebeto Matthews/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis