Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

BHP diz ver redução de incertezas regulatórias no Chile

Imagem de destaque da notícia
Em um referendo no início deste mês, os chilenos rejeitaram esmagadoramente a proposta de nova Constituição, que traria regras mais rígidas de proteção ao meio ambiente e às comunidades locais As incertezas regulatórias que atrasaram alguns investimentos no Chile, maior produtor global de cobre, estão se dissipando, de acordo com a BHP, principal mineradora do mundo.

Em um referendo no início deste mês, os chilenos rejeitaram esmagadoramente a proposta de nova Constituição, que traria regras mais rígidas de proteção ao meio ambiente e às comunidades locais. As autoridades estão mostrando disposição de receber retorno sobre os planos de aumentos de impostos, disse o presidente da BHP Minerals Americas Ragnar Udd na terça-feira.

“As incertezas estão diminuindo”, disse Udd em entrevista na conferência Perumin, em Arequipa, no Peru. “Estamos começando a ver discursos um pouco mais moderados em torno da constituição em termos de como ela será construída, seja de uma forma ou de outra.”

A BHP, que opera a maior mina de cobre do mundo no Chile, suspendeu US$ 10 bilhões para o desenvolvimento de mais recursos no país até que essas incertezas sejam finalmente resolvidas. Enormes investimentos são necessários para ajudar a aumentar a oferta global em um momento em que a demanda pelo metal deve aumentar à medida que o mundo se afasta dos combustíveis fósseis.

Enquanto cabe aos chilenos decidir se querem um ambiente regulatório que permaneça competitivo com outras nações mineradoras, as pessoas reconhecem a importância de uma economia estável, disse Udd.

“As conversas que tive sugerem que há uma sensação de que a realidade é que o Chile tem um papel importante a desempenhar no mundo e algumas das mudanças que vemos daqui para frente provavelmente não serão tão extremas quanto visto no passado”, disse ele.

Mina de cobre Cerro Colorado, da BHP, no Chile

Reprodução/Consejo Minero

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis