Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

"Eu aloprei e perdi a linha", admite Bolsonaro sobre ter dito não ser "coveiro" na pandemia

Imagem de destaque da notícia
Ele afirmou ainda que chamar a própria filha de "fraquejada" foi uma piada comum “entre homens” O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta segunda-feira ter dado “uma aloprada” e que perdeu a linha ao dizer que não é coveiro e que compraria vacina “para a sua mãe”. Em ambas as circunstâncias, ele respondia a perguntas de repórteres sobre o número de mortes pela covid-19 e a compra de vacinas para a prevenção da doença.

As frases ditas pelo presidente, em meio à pandemia que matou mais de 685 mil pessoas no Brasil, geraram críticas e uma imagem de insensibilidade que têm causado prejuízos políticos para Bolsonaro, que tenta se reeleger presidente em outubro.

Bolsonaro fez o mea culpa durante podcast com um grupo de influencers evangélicos no YouTube.

Um dos entrevistadores relatou que as falas de Bolsonaro lhe causaram “tristeza”, afirmando ter perdido familiares por causa da doença.

“Eu dei uma aloprada, sim. Eu aloprei, eu perdi a linha”, disse Bolsonaro. “Eu me arrependo.”

Bolsonaro disse que, por conta da repercussão, parou de conversar com a mídia, porque “os caras batiam na tecla o tempo todo, eu não percebia que queriam me tirar do sério”.

Em seguida, fez nova defesa de remédios sem eficácia para a covid. E também ao episódio em que ele afirmou que a vacina poderia transformar as pessoas em jacarés.

Jair Bolsonaro

Cristiano Mariz/Agência O Globo

“Você tem razão, mas você vai me dar razão pro outro lado. Eu tive covid, estou no grupo de risco. Eu sou idoso já, estou com 67 anos. E eu tomei o remédio. Não vou falar o nome aqui. E no dia seguinte estava bom”, afirmou. “A imprensa toda que me massacrou com o negócio de coveiro, jacaré, ela tolheu a autonomia do médico”.

Questionado sobre se retiraria o que disse, Bolsonaro respondeu: “A questão do coveiro eu retiraria. O jacaré foi uma figura de linguagem”.

Ele, no entanto, negou ter zombado de doentes com covid ao imitar pessoas com falta de ar – um episódio que ocorreu durante sua live semanal nas redes sociais.

“Se você pegar a imagem, eu não estou zombando do pessoal, como o Bonner quis dizer”, afirmou. “Lamento o que eu falei, não falaria de novo. Você pode ver que de um ano para cá meu comportamento mudou. Minha cadeira é um aprendizado”.

Bolsonaro também foi questionado sobre ter chamado sua filha mais nova de “fraquejada”. Ele disse que “pisou na bola”, mas defendeu-se afirmando se tratar de uma piada comum “entre homens”.

“Eu pisei na bola. Simples assim. É uma brincadeira entre homens, eu não falo mais isso para ninguém”, firmou. Apesar de ter admitido o erro, o presidente afirmou que “há uma potencialização em cima disso”.

A polêmica condução da pandemia por Bolsonaro e o voto feminino são vistos como pontos fracos do presidente dentro da própria campanha.

Os erros e omissões do governo na pandemia foram alvo de uma barulhenta CPI no Senado no ano passado, o que contribuiu para prejudicar a imagem do presidente.

Além disso, Bolsonaro vem encontrando dificuldade para conquistar o voto das mulheres, o que aliados atribuem aos seus modos truculentos. As frases machistas constantemente proferidas pelo presidente também o prejudicam perante o eleitorado feminino.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis