Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Diário Oficial do município do Rio volta a ser publicado após ataque hacker

Imagem de destaque da notícia
O governo da cidade voltou a pedir compreensão da população e ressaltou que "os servidores seguem trabalhando 24 horas para recuperar o sistema na sua integralidade o mais rápido possível"; o ataque cibernético criminoso ocorreu na segunda-feira (15) A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que o “Diário Oficial do Município” voltou a ser publicado, assim como foi normalizada a consulta às edições anteriores. A edição desta quinta-feira (18) já está disponível on-line. O governo do município segue tentando normalizar os serviços depois que um ataque hacker tirou do ar, no começo da semana, os sistemas digitais da prefeitura.

"A equipe da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) segue com o trabalho ininterrupto para o restabelecimento total do Datacenter municipal e a volta de todos os sistemas, após o ataque cibernético criminoso sofrido na madrugada de segunda-feira (15). Os sistemas já recuperados, até o momento, permanecerão off-line até que o ambiente digital esteja seguro em sua totalidade", afirmou a prefeitura em nota.

O governo da cidade voltou a pedir compreensão da população e ressaltou que "os servidores seguem trabalhando 24 horas para recuperar o sistema na sua integralidade o mais rápido possível". "O ataque hacker ao Datacenter já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido. Mais informações estão sendo levantadas e serão repassadas às autoridades policiais", acrescentou a prefeitura, frisando que o retorno on-line do Portal da Prefeitura, assim como todas as páginas de serviços aos cidadãos segue sem previsão.

Na Secretaria de Saúde o atendimento aos pacientes não foi afetado. O Sistema de Regulação (Sisreg), hospedado no datacenter do Ministério da Saúde, continua funcionando normalmente. No entanto, em algumas unidades de saúde, que funcionam com a rede do Iplan, não está sendo possível a inserção de novos pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Neste caso, o processo está sendo registrado manualmente para depois ser inserido. Nas unidades de urgência e emergência o atendimento segue normal, mas foi preciso retornar ao prontuário de papel.

O Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) está temporariamente sem os seguintes serviços: Licenciamento Sanitário Online, consulta aos processos eletrônicos, emissão de documentos on-line, agendamento de castrações e sistema de chipagem animal. Os atendimentos nas unidades veterinárias e às demandas de zoonoses, além de fiscalizações, ocorrem sem interrupções.

Os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços também estão fora do ar. A Secretaria de Fazenda e Planejamento esclarece, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação.

"As guias de pagamento do IPTU e ISS vencem no início do mês. Caso o contribuinte não tenha realizado o pagamento dentro da data de vencimento, é importante lembrar que o valor da multa é mensal e vale até o último dia útil de agosto", explicou a prefeitura, acrescentando que os contribuintes que emitem a Nota Carioca podem preencher um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição pela Nota Carioca posteriormente.

As guias de ITBI emitidas no site podem ser pagas até a data de vencimento, que é o prazo de 30 dias após a emissão. Quem não imprimiu com antecedência uma guia, sem mora ou multa, que tenha vencimento nesses dias, pode simplesmente gerar um novo protocolo para receber outra guia com nova data de vencimento. As guias de ITBI que são emitidas após a escritura do imóvel, com incidência de mora ou multa, têm o mesmo valor até o último dia útil do mês.

"Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento publicará uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação do sistema", destacou a prefeitura.

A Secretaria de Assistência Social suspendeu o atendimento de CadÚnico nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Os demais atendimentos estão funcionando normalmente.

Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.

O Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis