Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Governo de SP: Conheça as propostas do candidato Fernando Haddad (PT)

Imagem de destaque da notícia
Valorização de policiais associada a plano de metas está na agenda do plano de governo Aposta do PT para quebrar a hegemonia de quase três décadas de governos tucanos em São Paulo, o candidato Fernando Haddad aponta como medida emergencial de uma eventual gestão a recuperação de vagas de emprego no Estado. Coloca a defesa do meio ambiente como prioridade e como indutora da atração de investimentos.

LEIA MAIS:

Eleições 2022: Quem são os candidatos ao governo de São Paulo

Conheça as propostas dos candidatos Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas

Quando vão ser as eleições de 2022? Quais os cargos em disputa?

Nas propostas de governo, protocolado na Justiça Eleitoral, ainda prevê a elaboração de um plano de metas com agentes de segurança pública que associe redução da criminalidade e valorização profissional.

Confira algumas das propostas do candidato em cinco áreas: saúde, segurança pública, educação, meio ambiente e transporte.

Fernando Haddad, advogado, professor, ex prefeito de da cidade de Sao Paulo, ex candidato a presidencia.

Silvia Costanti / Valor

Saúde

Pretende usar a experiência do Rede Hora Certa da capital paulista para melhorar os atendimentos no Estado. Nesses locais, são realizados exames, consultas e cirurgias eletivas.

O candidato também defende a universalização do SAMU-192 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em todas as regiões do Estado.

Segurança Pública

Criação de plano de metas firmado com agentes da segurança pública que será associado à valorização profissional. Haverá, de acordo com o plano de governo, uma vinculação entre metas de redução da criminalidade, de aumento da resolutividade de crimes, de redução da letalidade com a valorização da carreira e recomposição do quadro profissional, a formação continuada e o investimento em tecnologia e inteligência.

Haddad prevê ampliar a atual política de uso de câmeras nas fardas dos policiais como forma de reduzir a letalidade policial. Pretende ainda criar novos protocolos operacionais e incluir uma disciplina de racismo estrutural nas escolas e academias das polícias.

Educação

Promete incentivar o ensino integral, mas com correção de “distorções”, que não detalha quais são. Diz ainda que quer garantir que a escola em tempo integral não expulse os alunos, especialmente os do período noturno que trabalham durante o dia.

Coloca como prioridade assegurar a alfabetização na "idade certa". Acena também aos professores, indicando investimento na formação e na valorização dos profissionais.

Sem especificar como, pontua o compromisso de ampliar o acesso e aumentar a articulação do ensino médio com o ensino técnico e profissional. O candidato ainda pretende aumentar o investimento em bolsas de pesquisa, internacionalização e na extensão universitária.

Meio ambiente

Haddad aponta a defesa do meio ambiente como prioridade do governo e como indutora da atração de investimentos, de desenvolvimento de tecnologias, de geração de emprego e renda. Afirma que vai recuperar a estrutura técnica de órgãos públicos de fiscalização, de pesquisa e de desenvolvimento ambiental de São Paulo.

Prevê apoio a experiências de produção de energia limpa, por exemplo, de fazendas de geração de energia solar na região oeste do Estado, e também geração de energia a partir de biomassa, em especial nas regiões central e norte, a partir do bagaço de cana.

Na área de saneamento, indica ampliação dos investimentos na Sabesp, reforçando, segundo o plano, “seu caráter público, tendo o investimento privado no setor como forma de alavancar e complementar a cobertura em áreas desprovidas de serviços”.

Transporte

O candidato assume o compromisso de investir na infraestrutura de transporte, prioritariamente em projetos de baixo carbono. Promete um aumento gradual na integração entre os modais de transporte no Estado e uma integração tarifária nas regiões metropolitanas para reduzir o custo do deslocamento.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis