Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

XP inicia negociação de criptomoedas com tecnologia da Nasdaq

Imagem de destaque da notícia
Plataforma passa a ficar disponível também para cerca de 500 mil usuários com conta digital na XP Maior plataforma de investimentos do país, a XP começa nesta segunda-feira a negociar bitcoin e ether, as duas principais criptomoedas, por meio da Xtage, aplicativo de ativos digitais desenvolvido com tecnologia da Nasdaq. A novidade, que funcionava em esquema de teste, passa a ficar disponível também para cerca de 500 mil usuários com conta digital na XP.

O início da operação da Xtage ocorre no mesmo dia em que está previsto o lançamento da plataforma Mint, de negociação de criptoativos do rival BTG Pactual, e poucos dias após a estreia da carteira digital PicPay no segmento de criptoativos.

A XP chega ao mercado de criptomoedas com a missão de popularizar os investimentos no segmento, hoje nas mãos das exchanges “criptonativas” Binance, Bitpreço, Mercado Bitcoin, entre outras. A expectativa é que até o final do ano a Xtage tenha pelo menos 200 mil clientes.

As duas moedas digitais serão negociadas em reais, 24 horas por dia, sete dias por semanas, como nas demais exchanges de criptoativos. Os preços serão dados por formadores de mercado contratados para dar liquidez às negociações.

Segundo Lucas Rabechini Amaral, diretor de produtos financeiros da XP, a plataforma terá como diferenciais a integração com o ecossistema da XP, com os serviços conhecidos dentro do próprio aplicativo da XP, de forma rápida, fluida e similar a outros investimentos.

"Começamos com o potencial de ter até 1 milhão de clientes. Até o final de 2022, nossa expectativa é contar com 200 mil clientes ativos. Mas, em médio e longo prazo, o potencial é enorme, levando em consideração que hoje temos mais de 3,6 milhões de clientes na plataforma da XP", disse Rabechini.

Em entrevista ao Valor em junho, Rabechini disse que a criação da Xtade foi uma resposta à demanda dos próprios clientes, que pediam para ter a negociação de criptomoedas dentro da XP. Ele disse que uma pesquisa interna com os usuários mostrou que 50% já tinham algum tipo de exposição a criptomoedas. Desse total, 88% queriam fazer isso por meio da XP.

A iniciativa marca o retorno do sócios da casa ao segmento cripto, depois de decidir encerrar a exchange XDEX dois anos atrás alegando poucos avanços regulatórios e projeções equivocadas para negociação de criptomoedas. A XDEX era totalmente apartada da XP, sendo apenas os sócios da plataforma os investidores com participação na sociedade da exchange.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis