Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Grupos comerciais da China dizem que Lei Chips dos EUA impedirá inovação

Imagem de destaque da notícia
Duas associações comerciais chinesas criticaram na quarta-feira a Lei Chips e Ciência, argumentando que a recém-assinada legislação americana para promover a fabricação de chips nos Estados Unidos prejudicará a indústria em outras partes do mundo.

A lei "intensificará a competição geopolítica na indústria de semicondutores e impedirá a recuperação econômica global e o crescimento da inovação tecnológica", disseram os grupos, o Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional e a Câmara de Comércio Internacional da China.

O objetivo da legislação de incentivar a construção de novas fábricas nos Estados Unidos “discrimina algumas empresas estrangeiras, usa o poder estatal para mudar à força a divisão internacional do trabalho na indústria de semicondutores e prejudica os interesses de empresas em todo o mundo, inclusive na China e nos Estados Unidos. ", disseram as associações.

Os grupos instaram a comunidade empresarial internacional a se unir para "eliminar o impacto adverso" da legislação.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, criticou a legislação dos Estados Unidos na quarta-feira como um exemplo de "coerção econômica" americana.

"Nenhuma restrição ou supressão impedirá o desenvolvimento científico e tecnológico da China e o progresso industrial", disse Wang.

A Lei Chips, sancionada pelo presidente Joe Biden na terça-feira, destina US$ 52,7 bilhões em subsídios para a produção e desenvolvimento de semicondutores nos Estados Unidos. Ele proíbe as empresas que recebem esses fundos de investir na produção de chips avançados na China. Pequim investiu pesadamente em sua própria indústria de semicondutores por meio de um fundo apoiado pelo Estado.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis