Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

China supera os EUA em quantidade e qualidade de artigos científicos, diz pesquisa

Imagem de destaque da notícia
A China agora é líder mundial tanto em número de artigos de pesquisa científica quanto em artigos mais citados, mostra um relatório do Ministério de Ciência e Tecnologia do Japão, o que deve reforçar a competitividade de sua economia e das suas indústrias no futuro.

Os trabalhos de pesquisa são considerados de maior qualidade quanto mais são citados por outros. A pesquisa chinesa representou 27,2%, ou 4.744, dos 1% mais citados do mundo, superando os Estados Unidos, com 24,9%, ou 4.330. O Reino Unido ficou em terceiro lugar com 5,5%.

O Instituto Nacional de Política de Ciência e Tecnologia do ministério compilou o relatório com base em dados da Clarivate Analytics. Os números representam os níveis de 2019, com base na média anual entre 2018 e 2020 para levar em conta as flutuações nos números de publicação.

O relatório foi divulgado na terça-feira, no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a Lei Chips e Ciência, uma legislação que prevê US$ 280 bilhões em apoio a empresas e pesquisadores para competir com a China.

A pesquisa científica é o motor por trás de indústrias e economias competitivas. As atuais capacidades de pesquisa determinarão futuras participações de mercado em inteligência artificial, tecnologia quântica e outros campos de ponta, e também podem ter um impacto direto na segurança nacional.

A China aumentou rapidamente sua presença em pesquisa avançada nos últimos anos. Ele ultrapassou os Estados Unidos no número total de artigos científicos no relatório de 2020, depois no número de 10% dos artigos mais citados no relatório de 2021.

A China publicou 407.181 artigos científicos em 2019, de acordo com o último relatório, ultrapassando os Estados Unidos, com 293.434. Em termos dos 10% de artigos mais citados, a China respondeu por 26,6% das publicações, enquanto os Estados Unidos responderam por 21,1%.

"A China é um dos principais países do mundo em termos de quantidade e qualidade de artigos científicos", disse Shinichi Kuroki, vice-diretor-geral do Centro de Pesquisa da Ásia e do Pacífico da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão.

"Para se tornar o verdadeiro líder global, precisará continuar produzindo pesquisas reconhecidas internacionalmente", disse ele.

Já o Japão está em quinto lugar no número total de publicações e em 10º no top 1% dos artigos mais citados no último relatório, depois de perder terreno para a Índia. O Japão caiu para o 12º lugar no número dos 10% dos artigos mais citados, ultrapassado por Espanha e Coreia do Sul.

O número de universidades na Índia aumentou cerca de 4,6 vezes, de 243 em 2000 para 1.117 em 2018. Mais de dois milhões recebem um diploma de bacharel em ciências a cada ano. Em contraste, a pesquisa no Japão desacelerou desde meados da década de 2000, sem recuperação à vista, alimentando preocupações sobre o efeito na economia e nas indústrias do país.

10/08/2022 00:58:21

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis