Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Bivar confirma pré-candidatura de Soraya Thronicke à Presidência pelo União Brasil

Imagem de destaque da notícia
Bivar era citado como pré-candidato, mas sua desistência ocorreu em meio a uma articulação conduzida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para aumentar as chances de vitória em primeiro turno O presidente União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE), confirmou hoje que o partido pretende inscrever a senadora Soraya Thronicke (MS) como candidata a presidente da República.

O anúncio ocorreu na tarde desta terça-feira (2), em São Paulo, durante entrevista coletiva de Bivar, Thronicke e parlamentares do partido no Estado realizada na sede paulista da sigla. O nome da senadora será submetido à convenção do União Brasil, marcada para a próxima sexta-feira.

Bivar era citado como pré-candidato à Presidência até a semana passada. A saída do deputado da disputa – ele deve concorrer à reeleição ou a senador – ocorreu em meio a uma articulação conduzida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para diminuir o número de postulantes, com objetivo de aumentar as chances de vencer a eleição no primeiro turno.

A substituição de Bivar por Thronicke não reduz o número de concorrentes. Mas tem o potencial de enfraquecer o apelo novidadeiro da candidatura de Simone Tebet (MDB). Isso porque as duas mulheres têm perfis semelhantes. São senadoras com mais quatro anos de mandato pela frente, as duas são de centro-direita e as duas são do Mato Grosso do Sul.

Senadora Soraya Thronicke (União-MS)

Geraldo Magela/Agência Senado

Conversas com Lula e vice

Na entrevista de hoje, Bivar afirmou apenas que conversas com representantes de outros partidos "são republicanas, é natural". Ele não confirmou que tenha falado diretamente com Lula. "Nos sentimos envaidecidos de todos nos procurarem", afirmou mais adiante.

O nome do possível candidato ou candidata a vice de Thronicke não foi mencionado. Segundo o presidente da agremiação no Estado, Antônio Rueda, esse nome será anunciado até sexta. "Será a cereja do bolo", completou.

Cercada por Bivar, Rueda, o vereador Milton Leite e os deputados Geninho, Jorge Tadeu e Júnior Bozzella, Thronicke afirmou estar honrada por ter sido escolhida pelos colegas para disputar a Presidência. "Pernambuco chamou Bivar assim como o União Brasil me chamou", afirmou.

Thronicke afirmou que o momento econômico do país é "um dos mais difíceis que o país enfrenta". Mencionou então o economista Marcos Cintra, ex-colaborador do ministro Paulo Guedes (Economia) como um dos formuladores de seu programa.

Provocada a falar sobre o assunto, a agora pré-candidata também manifestou confiança no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas. "Estamos tranquilos em relação a isso", afirmou, depois de dizer que faz parte da comissão chamada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar os preparativos do pleito. "Somos confiantes no processo eleitoral". A preocupação, segundo ela, é com a possibilidade de algo atrapalhar o pleito no dia da eleição. Ela não especificou, porém, o que seria.

Rodrigo Garcia

Durante a entrevista coletiva, Leite e Rueda afirmaram que o União Brasil apoiará a candidatura à reeleição do governador Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo mesmo que o candidato a vice a ser escolhido não seja do partido.

"Todos sabem que o União foi o primeiro partido a anunciar apoio a Rodrigo", disse Rueda. "Se o convite foi feito a mim, vou pensar", completou.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis