Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Jornal da Manhã

Celulares roubados são vendidos em plena luz do dia no Centro de SP

Imagem de destaque da notícia

Equipe de reportagem da Jovem Pan News flagrou a facilidade com que os chamados “celulares frios”, nome dado à mercadoria roubada, podem ser comprados por qualquer pessoa no Centro de São Paulo. Na rua Glicério, localizada no bairro da Liberdade, cabos, baterias, carregadores e celulares são espalhados sobre um pano e comercializados de forma ilegal em plena luz do dia. A reportagem chegou a negociar um celular e, quando questionado se o aparelho tinha um ID, o vendedor garantiu que o celular era de fato “frio”. O ID é um número de identificação único de cada celular, quando o aparelho é roubado os criminosos alteram o código para que o dispositivo não seja rastreado.

Alguns celulares chegam a ser vendidos sem bateria, mas os vendedores têm um esquema muito elaborado e indicam outros comerciantes de produtos roubados que vendem os acessórios. Para o coronel reformado da Polícia Militar e ex-secretário nacional de Segurança José Vicente da Silva a comercialização destes celulares incentiva o roubo e alerta que quem compra os aparelhos também está cometendo uma ilegalidade: “É um grande mercado porque existe um grande público para isso. Eventualmente, nós podemos constatar e verificar possíveis locais onde estão concentrando a venda de celulares de origem criminosa”. O governador Rodrigo Garcia afirmou que a Operação Sufoco, que foi iniciada em 4 de maio, reduziu em 20% o roubo de celulares e a apreensão destes aparelhos aumentou 70%.

No entanto, o coronel acredita que falta maior atuação da polícia para coibir a venda destes aparelhos. “Os locais já bastante ‘manjados’, como se diz, na região da Santa Efigênia, é aonde estes celulares são vendidos e ofertados, mas quando se anda na região nós verificamos uma quantidade enorme de produtos de origem criminosa e contrabando. Infelizmente a polícia não está reprimindo esses locais que se tornam uma grande praça de venda e compra de produtos de origem criminosa”. Os celulares são os principais atrativos dos criminosos, mas correntes e colares também não passam batidos por eles. De forma geral, os roubos na Avenida Paulista cresceram 32% segundo o levantamento feito pela Jovem Pan News, com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Em 2021, foram 366 casos e neste ano já são 486 registros.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis