Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Irritado com agenda entre Rebelo de Sousa e Lula, Bolsonaro desmarca reunião com presidente de Portugal

Imagem de destaque da notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) desmarcou uma reunião que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira (4). Em visita ao Brasil, ele também seria recebido num almoço no Itamaraty.

Antes de ir a Brasília, Rebelo de Sousa tem reuniões em São Paulo, no domingo (3), com dois ex-presidentes brasileiros: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (MDB). Um interlocutor ouvido em reserva disse que Bolsonaro se irritou com a agenda do português com seu principal adversário nas eleições.

A informação foi publicada inicialmente por Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, e confirmada pela reportagem. Na tarde desta sexta-feira (1º), Bolsonaro confirmou à “CNN Brasil” o cancelamento da agenda devido à reunião de Rebelo com o petista.

"Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação", afirmou o presidente, segundo a emissora. "Ele [Rebelo] teria uma reunião com o Lula."

Como presidente, Rebelo de Sousa é chefe de Estado em Portugal. O comando de governo é exercido pelo primeiro-ministro, o socialista António Costa. É a segunda vez que Rebelo vem ao Brasil em menos de um ano – em julho de 2021, ele participou da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Bolsonaro não compareceu ao evento, mas o líder português se encontrou com o presidente no Palácio da Alvorada, em Brasília. O chefe do Planalto faltou à reinauguração para não se encontrar com o então governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também adversário político. "Convidamos o presidente, que infelizmente preferiu passear de motocicleta em Presidente Prudente", disse Doria, na ocasião.

Procurada, a embaixada de Portugal em Brasília não respondeu. Apesar de o país europeu manter importantes laços econômicos, sociais e culturais com o Brasil, as relações entre os líderes das duas nações mantiveram-se distantes durante a gestão Bolsonaro. O presidente brasileiro não visitou Portugal durante seu mandato – ao contrário de todos os líderes desde a redemocratização, com a exceção de Itamar Franco.

A passagem anterior de Rebelo ocorreu num período agudo da pandemia de covid-19. O encontro repercutiu na imprensa portuguesa pela diferença de comportamento das duas delegações. Rebelo Sousa e seus assessores chegaram ao Palácio da Alvorada usando máscaras de proteção facial, enquanto Bolsonaro e os brasileiros dispensaram o utensílio.

O líder brasileiro tem um histórico de atritos com governantes considerados por ele próximos a Lula. A relação com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, é marcada por críticas e provocações. Bolsonaro não viajou a Buenos Aires para acompanhar a posse do peronista, contrariando a tradição diplomática.

Ele adotou postura semelhante e decidiu faltar às cerimônias de posse de outros presidentes de esquerda na região, entre eles Gabriel Boric (Chile) e Luis Arce (Bolívia). Bolsonaro também critica frequentemente o presidente da França, Emmanuel Macron. No final do ano passado, o francês recebeu com pompa Lula em Paris, o que também irritou aliados do líder brasileiro.

Agenda entre Marcelo Rebelo de Sousa e Jair Bolsonaro em 2021: uso de máscara de proteção facial pelo primeiro destoou do brasileiro

Marcos Correa/Agência O Globo

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis