Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

São Paulo registra primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura de São Paulo confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem de 41 anos que esteve na Espanha, país que vive surto da doença. De acordo com a administração municipal, ele passa bem e foi internado no Hospital Emílio Ribas, no Pacaembu, zona oeste da capital paulista. Além disso, São Paulo monitora o caso suspeito de uma mulher de 26 ano, embora prefeitura e governo do Estado afirmem que a hipótese mais provável é de que ela não tenha contraído a doença. Há ainda outros seis casos em investigação nos Estados de Rondônia (dois), Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Manifestação do governo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre os possíveis casos que estão sob monitoramento no país e alegou que pode comprar vacinas contra a doença no futuro. Segundo o chefe da pasta, não será necessário uma campanha de imunização no momento, mas a situação da varíola dos macacos no Brasil exige atenção. “É uma vacina específica para essa situação, para os profissionais de saúde que estão lidando com esses casos. É uma estratégia muito limitada, pelo menos essa é a estratégia que tem sido defendida pelos organismos multilaterais da saúde pública”, disse.

O cardiologista também ressaltou que a varíola se prolifera através do contato direto, por partículas respiratórias, embora não tenha a contagiosidade da Covid-19. “Então, não é um motivo de alarme. Temos que ficar vigilantes”, alegou o governista. Queiroga também informou que apenas três laboratórios estão realizando a detecção da doença infecciosa: o Adolfo Lutz, em São Paulo; o laboratório da UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e da Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais. “E isso vai ser ampliado para todos os 27 [laboratórios centrais] do Brasil”, ressaltou. Segundo o governo federal, o ministério da Saúde irá distribuir testes aos 27 laboratórios centrais de saúde pública no território nacional. Os exames irão auxiliar na detecção dos casos suspeitos e de possíveis novas infecções. A distribuição do material deverá ocorrer na próxima sexta-feira, dia 10.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis