Uma campanha de um município na Argentina na qual os jovens são aconselhados a usar “um pouquinho” de cocaína para ver “como o corpo reage” a essa droga provocou uma grande polêmica em todo o país ao longo desta segunda-feira.
A mensagem foi divulgada pelo governo do município de Morón, na província de Buenos Aires, que distribuiu, no último final de semana, folhetos dirigidos aos jovens em um festival de música aconselhando a ir “pouco a pouco e devagar” no consumo de cocaína e pílulas de drogas sintéticas.
“Use um pouquinho para ver como seu corpo reage”, diz a mensagem elaborada pela Diretoria de Políticas Juvenis de Morón, município governado pelo kirchnerista Lucas Ghi.
A campanha desencadeou uma forte polêmica na Argentina, com duras críticas de líderes da oposição.
“Quero um Estado que ensine nossas crianças que a cocaína destrói vidas e famílias, não como consumi-la”, criticou Ramiro Tagliaferro, ex-prefeito de Morón, que publicou uma foto do polêmico folheto em uma mensagem no Twitter.
Neste material há ainda outras dicas aos jovens, como consumir maconha preferencialmente em flores e de “fontes confiáveis”.
O deputado Waldo Wolff, do grupo de oposição Juntos pela Mudança, antecipou nesta segunda-feira que apresentará uma queixa criminal contra as autoridades de Morón por supostos “crimes relacionados à incitação e defesa das drogas”.
Enquanto isso, o deputado radical Mario Negri declarou que Ghi “será responsável pelo desenvolvimento problemático de consumo de cocaína e outras drogas pelos jovens”.
“Seus folhetos só vão agravar os problemas de nossa juventude”, lamentou.
Por sua vez, o opositor Jorge Macri, atual ministro de governo da cidade de Buenos Aires, destacou que a província de Buenos Aires, a mais populosa da Argentina, “vive todos os dias o drama das drogas” e opinou que “não se pode permitir que este problema seja naturalizado”.
“A situação é muito delicada para que o município de Morón faça uma campanha de promoção do consumo entre os jovens”, afirmou.
De acordo com um comunicado do município de Morón divulgado pela imprensa local, a campanha foi realizada como parte de um programa para “reduzir riscos e danos associados ao consumo de substâncias psicoativas legais e ilegais” que foi aprovado no ano passado pelo Legislativo municipal por “unanimidade” e que busca proteger a saúde de quem consome drogas por meio de “informações úteis”.
"Tomá un poquito (cocaína, pastillas y porro) para ver cómo reacciona tu cuerpo". El mensaje de la Municipalidad de Morón a los jóvenes. En Argentina se corren todos los días los límites del delirio. En este caso, delictivo pic.twitter.com/uXUlbrX1Ta
— Javier Lanari (@javierlanari) April 25, 2022
*Com EFE
Fonte: Jovem Pan