Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

AL

Eleitorado maceioense quer novos representantes da segurança pública na política

Imagem de destaque da notícia



Faltando menos de dez meses para as eleições, partidos políticos, em todo o país, se planejam visando elegerem o maior número possível de candidatos.


Para isso é necessário saber onde cada candidato está mais "forte" e as pesquisas, sejam oficiais ou as encomendadas pelas agremiações, são uma das principais armas de avaliação.


Em Maceió, onde está centralizado o maior número de candidatos, o controle de quem está liderando ou os que oscilam estimulam os planejamentos das siglas e faz com que muitos dos pré-candidatos melhorem suas performances.


Embora alguns as critiquem ou as desprezem, as pesquisas são a temperatura de qualquer pleito eleitoral. Quando são realizadas da forma séria e entendidas, os planejamentos podem favorecer a qualquer candidato.


Sempre um dos focos preferidos numa eleição, a segurança pública, este ano, irá se fazer representar com um número nunca visto antes de candidatos. E são os nomes oriundos dessa área que tem movimentado todas as pesquisas.


MDB, PSB, PSDB e União Brasil, que tem monitorado de perto o "sobe e desce" dos preferidos do eleitorado maceioense, já tem como certo os que se mantém entre os possíveis eleitos, sejam para a Casa de Tavares Bastos ou para a Câmara Federal.


Mesmo sem divulgar publicamente os verdadeiros nomes que podem ser eleitos, dirigentes dos quatro partidos também tem analisado as viabilidades eleitorais dos representantes da segurança pública. Entre os nomes está o do atual secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, (MDB), que tem liderado as pesquisas. Gaspar deve ser uma das surpresas para a Câmara Federal.


Em outra vertente, o nome do tenente-coronel Rocha Lima (Sem partido), também tem aparecido e surpreendido, aumentando o interesse de alguns partidos em tê-lo filiado, embora o oficial tenha se esquivado de comentar se realmente tem alguma pretensão política.


Em comum entre Alfredo Gaspar e Rocha Lima, que pode ser um nome que irá pesar tanto para a Câmara, quando para a Assembleia Legislativa, está justamente o fato que os dois nomes têm aparecido tanto nos bairros pobres, quanto nos ricos. Em algumas localidades se destaca que os dois nomes lideram com folga, desbancando políticos tradicionais e com mandato.


O sentimento de mudanças nas ruas pode ser a motivação do aparecimento de nomes como o de Gaspar e Rocha Lima, embora o titular da SSP já tenha vindo de uma eleição, quando perdeu a prefeitura de Maceió.


Órfãos de representantes da segurança pública na Câmara e decepcionados com a pouca performance dos que estão na Assembleia, trabalhadores da área não escondem a vontade de serem representados por novos nomes.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis