Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Biden assina decretos para combater mudanças climáticas

Imagem de destaque da notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira uma série de decretos para reforçar o combate às mudanças climáticas no país. Uma das ordens executivas suspende a concessão de novos contratos de exploração de petróleo e gás em áreas federais.

A medida foi prometida por Biden durante a campanha eleitoral e é um primeiro passo para proibir em definitivo a exploração de combustíveis fósseis em terras federais. Contratos em vigor não serão afetados, mas o democrata também determinou uma revisão de todas as concessões feitas pelo governo.

Biden voltou a dizer que não pretende proibir o “fracking”, uma técnica não convencional de produção de petróleo e gás, tema bastante explorado pela campanha do ex-presidente Donald Trump para conseguir votos em Estados produtores de petróleo.

A Casa Branca já havia antecipado o conteúdo das ordens executivas que foram assinadas por Biden na tarde de hoje. O democrata vê a mudança climática como uma crise global e uma oportunidade econômica.

A avaliação é que os EUA precisam de regras mais fortes para estimular a transição energética para fontes mais limpas, especialmente depois de Trump ter afrouxado várias regulações aprovadas durante o governo de Barack Obama.

Biden determinou que o Departamento do Interior identifique etapas para dobrar a produção de energia eólica offshore até 2030. Outra meta é eliminar a poluição de combustíveis fósseis no setor de energia até 2035.

Sabendo que as mudanças preocupam trabalhadores que temem perder seus empregos na indústria de petróleo, ele afirmou que, com a transição, os EUA poderão gerar milhões de novos postos de trabalho.

O democrata prometeu substituir, em um período de 10 anos, toda a frota federal por veículos elétricos. A medida, segundo ele, gerará 1 milhão de postos de trabalho na indústria automobilística americana.

“Vamos nos tornar os maiores exportadores do mundo dessas tecnologias [de energia limpa] e criar ainda mais empregos”, disse ele em discurso.

Uma das ordens executivas estabelece a criação do Escritório de Política Climática Doméstica da Casa Branca, que será comandado por Gina McCarthy, diretora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) no governo de Obama.

Biden afirmou que o aquecimento global será uma preocupação de todo o governo e que o papel de McCarthy será coordenar ações para que o problema seja combatido internamente. No exterior, a missão será dada a John Kerry, ex-secretário de Estado, nomeado como enviado especial da Casa Branca para as mudanças climáticas.

O presidente Joe Biden assina atos executivos no dia de sua posse

AP Photo/Evan Vucci

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis