Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

O que levar em conta ao fazer uma escolha profissional?

Imagem de destaque da notícia
O colunista Marco Tulio Zanini afirma que decisões de carreira nos colocam frente a nós mesmos, nos forçando ao difícil exercício de responder três importantes questões básicas da filosofia: Quem eu sou? De onde vim? Para onde estou indo? >> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

"Trabalho há mais de 15 anos com materiais médicos hospitalares e medicamentos, na área de licitações. Porém, resolvi empreender em 2017, e em 2020 a empresa quebrou. Nesse tempo não fiz nenhum curso de atualização, pois ficava muito cansado com o dia a dia do negócio. Estou desempregado no momento, gostaria de mudar de área. Tenho extrema admiração pelo agronegócio, desde muito novo, mas no momento estou sem saber o que fazer. Será que você teria alguma orientação?" Desempregado, 38 anos

Divã Executivo: Não recebo aumento mesmo me capacitando mais. O que fazer?

Prezado Executivo,

Situações de escolha como esta que você está enfrentando não possuem respostas prontas. Especialmente após a sua experiência como empreendedor e agora desempregado buscando uma nova área. Elas nos colocam frente a nós mesmos, nos forçando ao difícil exercício de responder três importantes questões básicas da filosofia: Quem eu sou? De onde vim? Para onde estou indo?

O que te anima a buscar uma nova área? Tudo o que desconhecemos nos gera angústia. Buscar uma nova área de trabalho traz a perspectiva da perda do que você já conquistou hoje: conhecimento da área onde trabalhou por anos, certamente lhe impondo algum desconforto. Numa nova área você terá que reconstruir os seus laços sociais, o que exige o esforço de adquirir conhecimento específico e conhecer e acolher aos outros. Por outro lado, esse desconforto pode ser superado se estiver claro para você mesmo porque você está migrando de área, o que está perseguindo e aonde quer chegar.

Divã Executivo: Como mostrar no trabalho que estou pronto para novos desafios?

Atualmente, evoluções significativas de carreira profissional ocorrem com frequência via mudança de emprego. Empresas possuem sua própria dinâmica de mudança e ritmo de sucessão, e as oportunidades que surgem em outras áreas e podem ser mais atraentes e proporcionar uma evolução de carreira mais rápida.

Num mundo empresarial onde cada vez mais as políticas de retenção permanente de pessoas - via plano de carreira e segurança de emprego - dão lugar a políticas de retenção de curto prazo, o indivíduo deve ser o único responsável pela gestão da sua carreira.

Torna-se ainda mais importante saber aonde quer chegar, e para tanto, é importante saber quem você é e o que esta perseguindo. O maior desafio para tomar uma decisão como essa que você deve tomar está dentro de você mesmo.

A maior incerteza e risco do mundo corporativo atual exigem a busca contínua pela autodisciplina e autoconhecimento. Quanto mais você se conhecer, compreendendo aquilo que faz com facilidade e o que gosta de fazer, em oposição aquilo que não possui habilidades e não gosta de fazer, melhor poderá analisar uma nova área e entender se realmente é uma boa opção que compensa o sacrifício da mudança. Quanto mais compreender o que realmente te move e faz feliz no desempenho pessoal e profissional, mais você será capaz de escolher por um caminho, mesmo que este represente uma opção menos atraente aos olhos dos outros.

Sucesso profissional é algo muito relativo e pessoal. A conquista que merece a devida comemoração vai depender muito daquilo que você perseguiu e idealizou para você mesmo. Busque compreender qual é a causa essencial que esta por trás das suas ações. Veja se esta causa é nobre o bastante aos seus olhos, se não está deformada por vaidades e fantasias, e tome uma decisão.

Divã Executivo: Fui promovida e não gostei de gerenciar pessoas. O que faço?

Fazendo isso e analisando objetivamente a possiblidade de uma proposta formal de trabalho em outra área, o seu medo de enfrentar um novo ambiente e ter que reconstruir as relações com as pessoas e a percepção da boa qualidade do seu trabalho vai se reduzindo até que esteja seguro que este é o melhor caminho.

Com o tempo, a maturidade nos revela que não existe um caminho certo ou errado, mas aquele que nós escolhemos movidos por uma causa pessoal. Devemos consumir a nossa energia vital naquilo que efetivamente vai valer a pena. Não tenha medo, confie em si mesmo e na força da causa que te move, e vá em frente....

Marco Tulio Zanini é professor e coordenador do mestrado executivo em gestão empresarial da FGV e consultor da Symballein

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico

É tarde para mudar de carreira aos 35 anos?

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis