Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Novas tecnologias ainda não são realidade nos RHs, indica pesquisa

Imagem de destaque da notícia
Em pesquisa da Kenoby com 300 profissionais, um quinto afirmou que área de recursos humanos de sua organização não utiliza tecnologia ou automação no dia a dia A despeito da digitalização de processos de seleção, contratação e integração que o setor de recursos humanos (RH) precisou colocar em prática com o trabalho remoto na pandemia, 2020 não foi um ano em que a área incorporou de vez a adoção de novas tecnologias. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pela plataforma Kenoby, no mês de dezembro

A pesquisa ouviu 300 profissionais, sendo 21% deles de empresas de 100 a 500 funcionários e 19% de 1.000 a 5.000 funcionários. Um quinto do total disse que o RH de sua organização não utiliza nenhuma tecnologia ou automação no dia a dia ou para gestão de processos. A maioria (60%) disse que suas empresas possuem um RH "mais ou menos tecnológico ou automatizado". O que, segundo Felipe Sobral, diretor de marketing da Kenoby, significa que a área adota uma ou poucas ferramentas para tocar os processos e a gestão de pessoas. Apenas 19,7% definiram que a área é totalmente tecnológica. "No cenário geral das empresas brasileiras, vemos ainda um RH que investe pouco em ferramentas digitais, percebe pouco a importância de usá-la e está com pouca tecnologia no momento atual", disse Sobral.

Para o executivo, há dois motivos principais para esse cenário - e um deles antecede a adoção da tecnologia em si. "Há ainda uma dificuldade da área ser vista dentro da empresa como parceira estratégica, e não como apoio operacional." O segundo motivo é conseguir orçamento para investir em novas ferramentas e, na ponta, estimular a adoção interna.

Quando questionados sobre investimento para aplicar tecnologia na área, 38,8% dos entrevistados disseram que suas empresas ainda estão analisando a possibilidade e 15,4% afirmaram que esta não é uma prioridade. O restante, porém, disse que já tem um planejamento para fazê-lo neste ano. Mais de 70% do total afirmou que implementar novas tecnologias em recursos humanos não é prioridade ou é uma diretriz pouco atendida pelo departamento de TI das empresas.

Considerando o que gostariam de melhorar em suas empresas em 2021, 16,4% dos profissionais entrevistados citaram "medir e melhorar a experiência do funcionário" e 13,6% falaram em avaliações de desempenho. Mais de 12,5% comentaram sobre a necessidade de integrar os softwares de RH da empresa e, o mesmo percentual, falou em melhorar os processos de admissão digital. Cerca de 20% citaram ainda a necessidade de oferecer parcerias e benefícios inteligentes e de forma flexível aos funcionários.

No fim de setembro, uma pesquisa com executivos de 79 empresas, sendo 40% deles C-Level, indicou que a avaliação do setor durante a pandemia é positiva. Para mais de 75% dos entrevistados, o RH reagiu bem, atuando de forma pró-ativa, trabalhando pelo bem-estar das pessoas e criando canais de suporte.

As profissões em alta em 2021

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis