Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Ibovespa cai pelo terceiro dia e zera ganhos no ano

Imagem de destaque da notícia
Em um dia cheio de ruídos na área fiscal, o Ibovespa estendeu a sequência de perdas e zerou os ganhos acumulados no ano. A queda atingiu as principais ações do índice, como bancos e Petrobras. A exceção foi a Vale, que voltou a ganhar terreno junto com o setor de siderurgia, com alta do minério de ferro.

Após ajustes, o Ibovespa fechou em queda de 1,10%, aos 118.329 pontos, depois de tocar 117.785 na mínima do dia. O giro financeiro hoje foi de R$ 23,559 bilhões. Com isso, o índice reverteu os ganhos no acumulado do ano e agora cai 0,58% em 2021.

Nos últimos dias, o que tem ditado o tom do mercado brasileiro é o processo da vacinação e o risco fiscal. Os dois fatores andam, praticamente, de mãos dadas, uma vez que atrasos no processo de vacinação elevam o risco de que o governo terá de adotar novas medidas de socorro.

Um do setores que serve de termômetro sobre essas preocupações é o de bancos - que é sensível à perspectiva de retomada da economia, devido ao cenário de concessão de crédito e inadimplência, por exemplo. Em queda desde cedo, o Itaú Unibanco chegou a amenizar a baixa durante a tarde e caiu 1,35%, enquanto Brasdesco ON perdeu 1,81% e Bradesco PN caiu 1,43%.

O respiro relativo no mercado veio com a notícia de que a Índia liberou os 2 milhões de doses da AstraZeneca para o Brasil, o que abriu espaço para alívio em ações mais ligadas ao ciclo econômico.

Por outro lado, mais cedo, o que pressionou os ativos locais foram ruídos sobre o auxílio emergencial. Candidato à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco disse que o teto de gastos é importante de ser observado, mas há excepcionalidades. Ele também defendeu a discussão sobre novas medidas de ajuda à população.

Um dos destaques positivos do pregão foi a Vale e o setor de siderurgia. As ações ordinárias da mineradora subiram 1,13% com avaliações positivas sobre acordo com a Mitsui para que a empresa deixe a mina de carvão de Moatize e o Corredor Logístico de Nacala (CLN). Além disso, o minério de ferro voltou a subir na China, o que ajuda o papel.

No fim do pregão, porém, as ações ordinárias da Vale desaceleraram os ganhos, após a audiência com governo de Minas Gerais terminar sem acordo sobre Brumadinho.

Reprodução / Facebook B3

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis