Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Sob pressão, Araújo é cumprimentado por Bolsonaro por liberação de vacinas

Imagem de destaque da notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro agradeceu nesta quinta-feira, em sua conta no Facebook, o chanceler Ernesto Araújo e os servidores do Itamaraty "pelo trabalho realizado" para obter a liberação de um lote de 2 milhões de doses de vacinas fabricadas na Índia que haviam sido encomendadas pelo Brasil.

Na postagem, Bolsonaro reproduz parte de uma reportagem da agência Reuters, segundo a qual o secretário de Relações Exteriores indiano, Harsh Vardhan Shringla, fala sobre a liberação das exportações para Brasil e Marrocos. A informação também foi confirmada ao Valor por uma fonte do Palácio do Planalto.

"Meus cumprimentos ao Ministro Ernesto Araújo e servidores do Itamaraty pelo trabalho realizado", escreveu o presidente.

Araújo está sob intensa pressão dentro do governo. Outros ministros avaliam que ele perdeu a função depois que Donald Trump, com quem mantinha um alinhamento automático, deixou a ontem a Presidência dos Estados Unidos.

Na Esplanada, avalia-se que, além da dificuldade de diálogo com a administração Joe Biden, ele tem portas fechadas com a China, principal parceira comercial do Brasil, e pouco jogo de cintura para lidar com parceiros importantes, como a Índia.

Reportagem publicada hoje pelo Valor informa que o Palácio do Planalto montou uma "diplomacia paralela" para lidar com chineses e indianos a fim de obter vacinas e insumos para a fabricação de imunizantes no Brasil.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis