Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Merkel pressiona por mais medidas contra a covid-19 antes de reunião com líderes da UE

Imagem de destaque da notícia
A pressão foi feita pouco depois que a Alemanha superou hoje 50 mil mortes pela doença causada pelo novo coronavírus

Markus Schreiber/AP Photo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu nesta quinta-feira que os líderes da União Europeia (UE) reforcem medidas para conter a disseminação de novas variantes da covid-19.

A pressão de Merkel por mais medidas foi feita pouco depois de o Instituto Robert Koch (RKI), a agência de controle de doenças infecciosas da Alemanha, ter revelado que o país superou hoje 50 mil mortes por covid-19.

Os líderes da UE participam de uma reunião virtual hoje para discutir o tema. As variantes mais contagiosas do vírus preocupam vários países, mas Merkel quer uma resposta unificada do bloco para contê-las.

“Ainda há algum tempo para prevenir que as mutações do vírus se espalhem”, disse Merkel, que já havia ameaçado ao longo da semana impor controles de fronteira se não houver um esforço coordenado.

A Comissão Europeia deve propor hoje que os países aumentem os testes para verificar a presença das novas variantes do vírus, a primeira delas descoberta no Reino Unido. Segundo o braço executivo da UE, apenas 1% das amostras coletadas estão sendo testadas. O objetivo é elevar esse índice para pelo menos 5%.

A Alemanha anunciou ontem uma extensão do “lockdown” no país por mais duas semanas. A medida ficará em vigor por mais duas semanas, até 14 de fevereiro. Merkel disse hoje que a decisão de prorrogar o confinamento foi tomada por causa do temor de que a nova variante se espalhe por todo o país.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis