Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Canadá se une a boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim

Imagem de destaque da notícia
País se junta ao Reino Unido, à Austrália e à Lituânia, que anunciaram que também pretendem aderir ao movimento diplomático iniciado pelos Estados Unidos O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta quarta-feira que o país também boicotará os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que serão realizados em fevereiro do próximo ano.

Nenhum representante do governo canadense visitará a China para participar do evento esportivo, segundo Trudeau. Atletas do país não serão afetados pela medida e estão autorizados a competir na Olimpíada de Inverno.

O Canadá se une ao Reino Unido, à Austrália e à Lituânia, que anunciaram hoje que também pretendem aderir ao movimento diplomático iniciado pelos Estados Unidos.

“Muitos aliados ao redor do mundo estão extremamente preocupados com as repetidas violações dos direitos humanos pelo governo chinês. É por isso que estamos anunciando hoje que não enviaremos nenhuma representação diplomática à Olimpíada de Pequim”, disse Trudeau.

As relações entre China e Canadá se deterioraram nos últimos anos após a prisão de dois cidadãos canadenses — Michael Spavor e Michael Kovrig —, em uma aparente resposta à detenção em 2017 de Meng Wanzhou, executiva da Huawei, em Vancouver, após um pedido dos EUA.

Os dois canadenses foram liberados em setembro pela China após a executiva da Huawei ter fechado um acordo judicial com promotores americanos, o que permitiu seu retorno para Pequim.

Pequim, na China

AP Photo/Mark Schiefelbein

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis