Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Petrobras inicia reforma em seu edifício-sede, no Rio

Imagem de destaque da notícia
Prédio será modernizado para incorporar medidas de sustentabilidade, de design inclusivo, além do modelo de smart-office

Alexandre Cassiano/Agência O Globo

A Petrobras informou que começou a revitalização de seu edifício-sede (Edise), localizado na Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo a companhia, o prédio será modernizado para incorporar medidas de sustentabilidade, de design inclusivo, além do modelo de smart-office - no qual a ocupação e a gestão dos escritórios é mais eficiente por meio de soluções tecnológicas como agendamento de salas de reunião e estações de trabalho por aplicativo.

A previsão é que a primeira etapa da obra seja concluída no primeiro semestre de 2022. A partir dessa data, a obra seguirá com o prédio parcialmente ocupado. A estimativa é concluir toda a reforma o segundo semestre de 2023.

O Edise também passará a abrigar um número maior de trabalhadores, em meio ao movimento de redução da ocupação de prédios corporativos pela empresa e de implementação do modelo de teletrabalho permanente para funcionários do regime administrativo - o modelo tem adesão voluntária e limite de até três dias por semana.

Atualmente, o Edise comporta até 5.800 colaboradores simultaneamente, mas, com a reforma e a adoção do modelo de smart-office, a sede da Petrobras terá 7 mil posições de trabalho. No entanto, com a adoção do teletrabalho permanente, a expectativa é que cerca de 11,5 mil pessoas possam ser lotadas no Edise.

A petroleira destacou, em nota, que os novos modelos de instalações “promoverão o uso de tecnologia e reduzirão ociosidades, alinhando o edifício à estratégia da" Petrobras de redução de custo, aumento contínuo da produtividade, e contribuindo para o processo de transformação digital e de cultura organizacional pelos quais a Petrobras vem passando”.

O edifício-sede da Petrobras iniciou suas atividades em 1973 e desde então nunca passou por uma reforma completa. A empresa citou que, entre as melhorias previstas, estão a criação de espaços colaborativos, de criação, experimentação e tecnologia, propiciando adoção de metodologias ágeis de trabalho.

No segundo pavimento do prédio, por exemplo, haverá uma incubadora de startups, de forma a permitir maior integração dessas companhias com a Petrobras e, assim, contribuir para um ambiente de inovação.

Do ponto de vista ambiental, será instalado um sistema de reaproveitamento de água da chuva para os jardins e torres de resfriamento, e a instalação de painéis energia solar no topo do prédio. Além disso, os novos espaços terão piso podotátil (piso diferenciado com textura e cor, para que seja perceptível às pessoas com deficiência visual), placas de sinalização em Braile, entre outras melhorias, visando tornar as instalações mais inclusivas para pessoas com deficiência.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis