Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Cresce número de candidatos que aceitam contratação PJ

Imagem de destaque da notícia
Levantamento da Revelo, em sua base de 1,5 milhão de candidatos e 25 mil empresas, mostra maior demanda por profissionais seniores para trabalhar como pessoa jurídica - e maior disposição de candidatos em aceitar Um levantamento realizado no fim de 2020 indica que companhias estão abrindo mais vagas no regime com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e candidatos estão mais dispostos a aceitar essa condição de trabalho diante da crise, alto desemprego e de um cenário de incertezas no mercado de trabalho.

O levantamento foi realizado pela plataforma Revelo e analisou contratações e abertura de vagas em sua base que conta com 1,5 milhão de profissionais e cerca de 25 mil empresas ativas - sendo 70% delas PME, 25% com mais de 500 funcionários e 5% consultorias de TI, softwares ou outsourcing. Entre 2019 e 2020, o volume percentual de contratações PJ passou de 22,06% para 31,14%.

No primeiro trimestre de 2020, apenas 7% dos profissionais tinham interesse na contratação por meio da modalidade PJ. O ano fechou, porém, com um aumento de 40% no interesse deles por esse regime. Houve uma maior publicação de vagas PJ pelas organizações, principalmente nas áreas de tecnologia, marketing digital e design. "Esse aumento de PJs começamos a ver em abril. Por conta da pandemia, algumas empresas começaram a demitir em um primeiro momento, depois congelaram vagas e, quando passaram a recontratar passaram a lançar mão mais do regime PJ", disse Patrícia Carvalho, diretora de experiência do candidato e marketing da Revelo.

Segundo a executiva, a demanda por trabalhos por projetos específicos, que foram criados diante dos novos desafios de negócios e digitais no ano passado, também fomentaram o maior interesse da publicação de vagas PJs. Na Revelo, de cada 10 posições fechadas como PJ na pandemia, oito foram para área de tecnologia e duas para áreas mais tradicionais do negócio. Em tecnologia, houve uma demanda grande por "gerente de growth", "desenvolvedor em várias linguagens, principalmente phyton, UX designer e gerente de business inteligence.

"O gerente de BI, por exemplo, é uma profissão que vimos ascender muito ano passado, porque as empresas precisam tomar decisões mais inteligentes com menos gastos. E precisam de uma pessoa que possam qualificar os dados, analisar o cenário externo e enxergar insights e oportunidades rápidas", diz Patrícia, diferenciando aqui o "analista de BI", que geralmente captura dados para insights internos, do gerente, aquele que precisa olhar mais para o contexto global onde a empresa está inserida.

Outro dado que chama atenção no estudo é que a busca por PJs é preferencialmente por profissionais seniores. "Dentre todas as especialidades e carreiras presentes na plataforma, o profissional sênior, com sólida experiência, é o que está sendo procurado pelas empresas, 32,36%. Muitas empresas reduziram o quadro de colaboradores e passaram a necessitar de líderes mais estratégicos para guiar suas equipes", diz Patrícia. Aqui, há dois tipos de profissionais seniores principalmente.

Em tecnologia, é aquele profissional que carrega experiência em vários projetos de sua área e possui competências técnicas sólidas, como o domínio de uma linguagem de programação em desenvolvedores sêniores. "Senioridade nesse caso não está necessariamente ligado a idade. Há profissionais sêniores da área de TI sendo contratados com 27 anos". Nas carreiras mais tradicionais, esse profissional sênior buscado é aquele geralmente com mais de 45 anos, que já gerenciaram times e sabem trabalhar com autonomia para tomada de decisões, segundo a executiva.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis