Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Xangai lança Bolsa de Dados, com o objetivo de promover transformação digital

Imagem de destaque da notícia
No primeiro dia de negociação, o Shanghai Data Exchange alcançou listagem de 20 ativos, com transações de dados de empresas como a China Eastern Airlines, Cosco Shipping e China Mobile Insight Entrou em operação no fim de novembro, a Bolsa de Dados de Xangai, que tem como objetivo promover de forma abrangente a circulação de dados, fomentando o papel da tecnologia e do uso e compartilhamento de dados como fator de produção em prol do desenvolvimento econômico. O anúncio foi feito pela Bolsa de Valores de Xangai no último dia 25.

No primeiro dia de negociação, o Shanghai Data Exchange alcançou listagem de 20 ativos, realizando transações de dados da China Eastern Airlines, Cosco Shipping, China Mobile Insight, entre outras empresas chinesas das áreas de finanças, transporte e comunicações.

Entre as primeiras transações, está o produto de dados “Enterprise Electricity Smart Drawing” após acordo entre as empresas chinesas ICBC e Shanghai Electric Power, que oferece informações com precisão em tempo real sobre energia elétrica, ajudando os bancos comerciais a inovar em produtos e serviços financeiros para empresas do setor,

O estabelecimento da Bolsa de Dados de Xangai visa acelerar o cultivo do mercado de dados, com foco em dificuldades comuns, como determinar direitos, precificação e supervisão. Com isso, a China pretende desenvolver a economia digital, criando um modelo de mercado de dados capaz de reunir entidades de transação de dados, consultoria de compliance de dados, avaliação de qualidade, avaliação de ativos, cultivo e regulamentação de novas entidades, entre outros campos de transações.

Trata-se, portanto, de um primeiro sistema de suporte de transações de dados do país, que irá fornecer uma série de especificações para todo o processo de transações de dados, cobrindo vários métodos e temas de trocas de dados, permitindo que a circulação de dados e transações tenham regras e regulamentos a serem seguidos.

Segundo o Asia Times, ao tornar a coleta e a venda de dados um processo transparente, a Bolsa de Xangai permite que as empresas que coletam dados maximizem os valores de seus produtos, ao mesmo tempo em que permite que os compradores usem os dados para aumentar a produtividade de seus negócios.

“O objetivo é colocar os dados nas mãos de empreendedores que possam usá-los de maneira mais eficiente, assim como os mercados ocidentais de ações e títulos alocam economias para as empresas, de modo a obter os maiores retornos ajustados ao risco”, afirma o economista e colunista do Asia Times, David P. Goldman.

Para ele, a implementação de tal estratégia nacional tende a auxiliar na transformação digital das cidades, combinado a logística das “cidades inteligentes” com a Inteligência Artificial (AI) através do uso de dados e a circulação das comunicações entre pessoas e coisas - Internet das Coisas (IoT) - pelas redes móveis 5G. “As possibilidades são infinitas e algumas delas já estão em estágio avançado de implementação na China”.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis