Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Governo do RS remarca leilão de privatização da CEEE-D para 31 de março

Imagem de destaque da notícia
Data prevista era 3 de fevereiro; aviso de alteração não traz justificativas para mudança O governo do Rio Grande do Sul adiou o leilão de privatização da distribuidora da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

O certame, que aconteceria em 3 de fevereiro, foi remarcado para o dia 31 de março, às 8h, na sede da B3, em São Paulo. A entrega de propostas pelo ativo, antes marcada para 29 de janeiro, passou para 26 de março, no período das 9h às 12h, também na B3.

O aviso de alteração do cronograma foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Rio Grande do Sul. O texto não traz justificativa para as mudanças.

Iniciado em 2019, o processo de privatização da estatal CEEE está sendo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A unidade de distribuição de energia do grupo será vendida separadamente dos negócios de geração e transmissão. No caso da distribuidora, o controle acionário será alienado pelo preço mínimo de R$ 50 mil.

Com mais de 1,7 milhão de clientes, a CEEE-D atua em 72 municípios, incluindo a capital Porto Alegre e a região metropolitana. Sua área de concessão ocupa 26% do território do Estado e compreende 35% da população gaúcha.

A companhia enfrenta uma grave crise financeira e acumula dívidas crescentes. Segundo os estudos de desestatização, até junho de 2020, a CEEE-D tinha um passivo estimado de R$ 3,4 bilhões somente em ICMS não pago ao governo do Estado. Sua condição financeira é debilitada ainda pelo elevado nível de obrigações com planos previdenciários e ex-autárquicos.

Diante desse quadro, a CEEE-D não vem atingindo as metas dos indicadores de sustentabilidade econômico-financeiras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, corre o risco de perder a concessão se não for vendida a um novo controlador.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis