19/06/2020 às 15h46min - Atualizada em 19/06/2020 às 15h46min

Aos 22, ativista Malala Yousafzai se forma em Oxford: 'Alegria e gratidão'

Jovem paquistanesa conquistou o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos, por luta pela educação

Anna Gabriela Costa, da CNN em São Paulo
https://www.cnnbrasil.com.br

A ativista paquistanesa e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, se formou pela tradicional Universidade de Oxford, na Inglaterra, em Filosofia, Política e Economia. A jovem utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (19), para anunciar a formatura aos seus mais de 1,3 milhões de seguidores. 

“É difícil expressar minha alegria e gratidão neste momento em que concluí minha graduação em Filosofia, Política e Economia. Eu não sei o que vem pela frente. Por enquanto, será Netflix, leitura e dormir”, brincou Malala.

Aos 22 anos de idade, Malala comemorou com sua família o diploma na Universidade de Oxford, uma das instituições de ensino mais tradicionais do mundo. 

Luta pela educação

Em 2014, Malala Yousafzai tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos. A conquista deu-se por sua luta e engajamento pelo direito à educação para mulheres. 

Aos 14 anos, quando saía da escola no Paquistão, ela foi baleada na cabeça por talibãs. A adolescente precisou passar por uma cirurgia e recuperou-se na Inglaterra, onde vive até hoje com a família. 

Malala começou a chamar a atenção de líderes talibãs, que haviam determinado o fechamento das escolas na região em que ela morava, ao conceder entrevistas para emissoras e manter um blog intitulado “Diário de uma estudante paquistanesa”. 

Agora formada, Malala já declarou anteriormente que pretendia voltar ao Paquistão para ingressar em uma carreira política. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »