Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Como mudar de carreira aos 50 anos?

Imagem de destaque da notícia
A colunista Karin Parodi orienta leitor que deseja buscar um trabalho com maior satisfação pessoal e profissional >> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

"Vou fazer 50 anos e durante toda a minha vida fui levado a assumir cargos e funções que, na maioria das vezes, não me deram satisfação profissional. Por necessidade, fui seguindo porque precisava sustentar minha família. Mas agora defini que é hora de colocar em prática meus sonhos e objetivos. A dúvida, contudo, permanece: para mudar de carreira e área preciso fazer um curso técnico ou uma graduação? Sigo dentro de um setor que já atuei ou vou para um mercado totalmente diferente de tudo que já fiz? Minha inspiração para mudar vem de relatos de pessoas que em, em algum momento da vida, decidiram mudar e colocaram em prática. Qual seria a sua orientação?”

Consultor, 50 anos

O trabalho ocupa grande parte do nosso tempo e para muitos é a nossa referência frente à sociedade. Quantas vezes você conheceu novas pessoas e uma das primeiras perguntas foi: "o que você faz ou no que você trabalha?". O trabalho tem diferentes significados para a maioria das pessoas, mas geralmente para alguns representa um meio de sobrevivência, outros o consideram uma oportunidade de realização e fonte de satisfação. Claramente o sentido do trabalho para você passa longe de uma fonte de satisfação e muitas pessoas como você não se comprometem plenamente com sua profissão e vão procrastinando qualquer mudança por medo do que é desconhecido. Contudo, nunca é tarde para mudar este jogo e construir um novo caminho que realmente faça sentido.

Para que isso aconteça, você precisa dedicar tempo e fazer um bom planejamento. Lembre que a maioria das variáveis nesta mudança estão em tuas mãos, por isso está na hora de ser o protagonista na tua vida. Comece fazendo uma reflexão mais profunda e detalhada do teu perfil, desde características de personalidade, competências, talentos, habilidades inatas reconhecidas por colegas de trabalho e de lideranças a quem se reportou. Também levante quais atividades nesta jornada foram fonte de satisfação. Foque nestes pontos pois eles podem ser potencializados em diferentes opções de trabalho e não só no emprego. Também não abra mão de refletir sobre teus valores, que estão diretamente ligados ao sentido da vida e norteiam as nossas ações. Para dar continuidade no teu plano, pesquise atividades em que essas características do teu perfil são valorizadas.

Quais tipos de conhecimentos e habilidades são necessárias? Saiba que ainda terá muito que aprender e investir e por isso escolha a formação. Independentemente se é técnica, superior ou cursos mais curtos você terá que investir. Os caminhos de nova etapa de vida podem passar por continuar no emprego atual, mudar de emprego, empreender, ser freelancer ou outras modalidades de trabalho. Descobrir se existe a possibilidade de assumir outro tipo de trabalho na mesma organização, é um dos caminhos mais fáceis. Contudo não adianta fazer essa mudança sem ter claro os teus objetivos e também ter um mínimo de preparo para ser considerado para outras posições. Se for avaliar outra oportunidade no mercado, o mesmo se aplica, mas o desafio é ainda maior. Já a opção de empreender demanda mais cautela, muita preparação e resiliência. Desde identificar o tipo de negócio, ou seja, qual problema eu posso resolver e para qual o mercado posso oferecer meu produto.

Fôlego financeiro e controle emocional para conseguir fazer o negócio decolar, ter o retorno do investimento e uma renda são fundamentais para quem quer empreender. Reserve um valor que não comprometa tuas economias para investir no negócio e um prazo para que as coisas aconteçam. O lado bom do empreendedorismo é que nos últimos anos montar um negócio digital demanda bem menos investimento do que algumas formas de empreendedorismo. Mas antes de empreender faça um bom curso para você ter a visão e entendimento das áreas e desafios dessa opção.

Para resumir, os maiores erros do empreendedor passam pela falta de planejamento e de sua capacitação e da sua equipe e a capacidade de fazer a gestão das diversas áreas de um negócio. A estratégia é fazer uma transição planejada, aos poucos, lembrando que estamos em um momento atípico no mundo do trabalho e na economia em função da pandemia. Mas isso também é uma oportunidade para você se preparar enquanto as coisas não melhoram.

Aproveite para acessar teu networking e expanda contatos relacionados às áreas e segmentos que você quer atuar por meio das redes sociais focadas no mundo do trabalho. Independentemente da decisão que tomar, aproveite para aprender na prática algo relacionado ao que busca por meio de voluntariado ou se oferecendo para coordenar algum projeto na empresa atual. Nunca é tarde para qualquer mudança, a longevidade está aí, e você tem muitos anos pela frente para fazer algo que faça sentido e tenha retorno financeiro. Nem todos tem a coragem de fazer uma mudança e continuam adiando seus planos ano após ano. Boa sorte.

Karin Parodi é fundadora do Career Center e presidente do conselho da Wave

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

Devo aceitar um terço do salário para trabalhar numa startup?

Aceito ganhar menos ou é melhor empreender?

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis