Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Fim da operação industrial da Ford no Brasil reflete momento da indústria automobilística

Imagem de destaque da notícia
Os investimentos serão todos direcionados para as fábricas mais competitivas, e isso inclui as que podem produzir carros elétricos em alta escala A pressão das nações desenvolvidas por um transporte mais limpo tem obrigado as montadoras a fazer opções no seu extenso mapa de produção global de veículos. Os investimentos serão todos direcionados para as fábricas mais competitivas. Isso inclui tanto as que podem produzir carros elétricos em alta escala como as que continuarão a produzir veículos a combustão na passagem até a eletrificação.

As empresas estão se juntando, fazendo alianças, para ganhar fôlego e prosseguir com esses investimentos. O caso mais recente é o do casamento entre Fiat Chrysler com PSA Peugeot Citröen.

O Brasil acaba por tornar-se vítima desse processo. Não existem mais por aqui os incentivos fiscais, que outrora atraíam essa indústria. Além disso, a desvalorização do real pressiona os custos com componentes importados.

Falta de diálogo com o governo

A falta de diálogo com o atual governo também atrapalha os planos do setor. No início da pandemia, as montadoras pediram apoio federal para obter linhas de crédito. Há, ainda, outras pendências. É o caso dos créditos tributários a receber. Há seis meses, a direção da Audi no Brasil disse que não tinha mais como pedir à matriz autorização para investir num país onde o governo lhes deve dinheiro (créditos de IPI). Por isso, suspendeu a produção na fábrica que compartilha com a Volkswagen no Paraná.

Há pouco mais de um mês, a Mercedes-Benz anunciou o fim da produção de automóveis no Brasil. A empresa alemã explicou que a fábrica brasileira, em Iracemápolis (SP), não tem condições de produzir carros elétricos sem um novo programa de investimentos. Mas a instabilidade econômica e a alta do dólar desestimulam novos planos.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis