Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Doria diz que não é razoável que país ainda não tenha iniciado vacinação

Imagem de destaque da notícia
“Atrasar, burocratizar para que, para servir a qual interesse?”, questionou o governador O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), repetiu nesta segunda-feira que é necessário senso de urgência na liberação das vacinas contra a covid-19. Num recado ao governo federal e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele disse que não é razoável que o país ainda não tenha iniciado a vacinação contra a doença.

“Atrasar, burocratizar [a liberação da vacina] para que, para servir a qual interesse? É hora de colocar o sentimento acima de qualquer discussão política, partidária e ideológica”, afirmou. “O governo federal não admite que não tem data para o início de vacinação para favorecer o interesse eleitoral e ideológico.”

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Doria lembrou que o Instituto Butantan tem disponíveis 10,8 milhões de doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e reafirmou que o programa de vacinação no Estado de São Paulo está mantido, com início em 25 de janeiro.

O Butantan enviou os dados à Anvisa para obter a liberação emergencial da vacina contra a covid-19 na sexta-feira. No sábado, a agência reguladora requisitou documentos que, segundo ela, deveriam ter sido entregues. Apesar disso, a Anvisa afirmou que a análise do pedido seguirá normalmente.

2 milhões de doses por semana

O secretário-executivo da Saúde de São Paulo, Eduardo Ribeiro, afirmou que o plano de logística do Estado prevê que as vacinas irão do Instituto Butantan para uma central logística e de lá partirão semanalmente, e de forma direta, para os 200 municípios mais populosos (com mais de 30 mil habitantes) do Estado. Os 445 municípios restantes irão se abastecer semanalmente a partir de 25 centrais logísticas.

Cerca de duas milhões de doses de vacina serão distribuídas semanalmente. Atualmente, o Butantan tem 10,8 milhões de doses disponíveis. Cerca de 77 mil pessoas estarão diretamente envolvidas na vacinação, 25 mil policiais e 52 mil profissionais de saúde em 5,2 mil salas de vacinação. Esses locais poderão ser ampliados para até 10 mil postos. O horário de vacinação será da 8h às 22h de segunda a sexta-feira e de 8h às 18h em sábados, domingos e feriados.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis