Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

França vai pagar auxílio de 100 euros para compensar alta nos combustíveis

Imagem de destaque da notícia
O primeiro-ministro francês disse, em entrevista, que a medida é uma “resposta excepcional a uma situação excepcional” O primeiro-ministro da França, Jean Castex, anunciou nesta quinta-feira (21) que o governo pagará um auxílio de 100 euros (R$ 660) para compensar a alta nos preços dos combustíveis.

Em entrevista à emissora TF1, Castex explicou que a medida é uma “resposta excepcional a uma situação excepcional”. O pagamento será único e beneficiará cerca de 36 milhões de pessoas que ganham menos de 2 mil euros por mês (cerca de R$ 13 mil).

A ajuda será distribuída a partir de dezembro, segundo Castex, e surge em meio ao crescente descontentamento dos franceses com a crise de energia na Europa, num momento em que muitas famílias ainda lutam para se recuperar da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

Em setembro, o governo francês prometeu uma ajuda em dinheiro de 100 euros para cerca de 6 milhões de famílias de baixa renda, para ajudar a pagar suas contas de energia. Castex também anunciou nesta quinta que a decisão da França de congelar os preços do gás natural durará até o fim do ano que vem.

“Coletes amarelos”

A questão é especialmente sensível na França depois do surgimento dos “coletes amarelos”, movimento que começou em 2018 contra um aumento nos impostos de combustíveis. Rapidamente, as manifestações se transformaram em um protesto geral contra a injustiça econômica.

A ação do governo também ocorre antes da eleição presidencial da França marcada para abril do ano que vem, em que o presidente Emmanuel Macron tentará a reeleição.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis