Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

CPI da Covid adia apresentação de relatório final; data inicial era terça-feira

Imagem de destaque da notícia
Segundo o presidente da CPI, é provável que o texto de Renan Calheiros seja lido na quarta A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid adiou a leitura do parecer final do relator Renan Calheiros (MDB-AL), que estava prevista para a próxima terça-feira. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar e também consta na página do Senado. Ainda não há uma nova data definida para apresentação do texto, que deve sofrer ajustes após as conversas com senadores.

Segundo a assessoria de Renan, o adiamento ocorreu para que houvesse tempo de se debater previamente o relatório com o G7, grupo majoritário de parlamentares que dão o direcionamento principal da CPI. O texto não havia ficado pronto para que os senadores o discutissem antes da leitura oficial. Ao G1, Renan disse que o adiamento foi decisão do presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Em entrevista concedida à CNN Brasil após o anúncio do adiamento, Aziz afirmou que o mais provável é que o relatório seja lido na quarta-feira. Depois disso, será aberta vista coletiva para que os senadores possam analisar o texto. A expectativa é que a votação final ocorra em 26 de outubro, segundo o presidente da CPI.

Renan Calheiros

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Aziz negou que haja divergências em relação a quem poderia ser indiciado pela comissão. Segundo ele, ninguém teve acesso à íntegra do texto, o que só acontecerá durante a semana. Ele também criticou o vazamento de partes do relatório: “Nós tivemos isso a CPI inteira. Mas agora se trata da vida das pessoas, eu acho que nós temos que ter a cautela necessária antes de apontar o dedo”.

O senador, também afirmou que o objetivo da CPI é fazer justiça, não vingança. “Essa CPI não é para se vingar de ninguém, porque isso não trará nossos mortos de volta. Uma coisa é fazer justiça, e é isso que a maioria da CPI quer e tenho certeza que é isso que o senador Renan Calheiros também quer”, disse.

O relatório final da comissão deve apontar o presidente Jair Bolsonaro como um dos responsáveis por parte das mortes ocorridas na pandemia. Versão preliminar que circulou na imprensa falava até de “genocídio” contra a população indígena, o que é um dos alvos de controvérsia entre os senadores.

Em postagem neste domingo, no Twitter, Renan atacou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que agora ocupa um cargo de assessoria no Palácio do Planalto. “Pazuello desfila nos corredores do Planalto arrastando milhares de cadáveres. Ex-ministro e hoje aspone será indiciado pela CPI por vários crimes. Ninguém sabe sua serventia – só constranger as Forças Armadas. Parece título de livro: “Ninguém escreve ao coronel”. No caso, general”, escreveu.

Na segunda-feira, a CPI da Covid iria ouvir Nelson Mussolini, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Elton Chaves, do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), mas a agenda também foi alterada e será realizada uma audiência pública para ouvir familiares de vítimas da covid-19. A sessão está marcada para começas às 10h30.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis