Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Trump processa sobrinha e "NYT" por reportagens sobre impostos não pagos

Imagem de destaque da notícia
Republicano recusou-se a divulgar declarações de imposto de renda como presidente dos EUA O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump abriu um processo contra sua sobrinha Mary Trump e o jornal “The New York Times” pela publicação de uma série de reportagens que mostravam que o republicano ficou vários anos sem pagar imposto de renda federal.

Advogados do ex-presidente dizem no processo que três jornalistas do “NYT” “buscaram implacavelmente” a sobrinha de Trump para convencê-la a “contrabandear os registros para fora do escritório de seu advogado”.

Pelos “danos significativos” que teriam sido sofridos por Trump após a divulgação dos documentos, os advogados pedem o pagamento de uma indenização de US$ 100 milhões.

Donald Trump

AP Photo/John Raoux

Contrariando uma tradição de décadas, Trump se recusou a divulgar suas declarações de imposto de renda enquanto esteve na Casa Branca. O ex-presidente inclusive travou uma batalha na Justiça contra os democratas do Congresso para impedir a publicação dos documentos.

Na série de reportagens, o “NYT” mostrou que Trump não pagou imposto de renda federal em 10 dos 15 anos até 2017 e usou várias maneiras para reduzir os valores devidos. Na época, ele chamou as matérias de “notícias falsas”.

Em nota, o jornal disse que sua cobertura sobre os impostos de Trump “ajudou a informar o público por meio de reportagens meticulosas sobre um assunto de interesse público”. O “NYT” também afirma que o processo é “uma tentativa de silenciar organizações de notícias independentes”.

No ano passado, Mary Trump publicou um livro no qual revelou que serviu de fonte para as reportagens do jornal. O ex-presidente também tentou barrar a publicação do livro, sem sucesso. Um advogado de Mary afirmou que a nova ação também será rejeitada.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis