Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

STF arquiva mandado de segurança contra tramitação da reforma administrativa

Imagem de destaque da notícia
Segundo parlamentares, PEC só poderia tramitar com dados que a embasassem O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar um mandado de segurança apresentado por um grupo de parlamentares para tentar paralisar a tramitação da reforma administrativa no Congresso.

O argumento central do grupo era que a matéria só poderia começar a ser analisada após o governo divulgar os dados que embasaram a proposta de emenda à Constituição (PEC), especialmente o impacto orçamentário da reforma.

Para Marco Aurélio, negociar benefício em delação é atribuição do Judiciário

Rosinei Coutinho/SCO/STF

Em sua decisão, Marco Aurélio afirma que informações prestadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), demonstram que ainda não houve a admissão da PEC, que nem sequer chegou a ser distribuída. Por isso, não haveria transgressão ao processo legislativo e seria "incabível atuação prematura do Supremo".

Segundo a petição inicial, o governo impôs sigilo aos documentos, subtraindo a prerrogativa dos parlamentares de debater, questionar e aperfeiçoar a proposta enviada à Câmara. Para o grupo, é "preocupante a insistência do Ministério da Economia em escapar à transparência própria do princípio republicano".

A ação foi movida por deputados e senadores de diferentes partidos, como PT, PDT, PSD, Psol, Rede e PV.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis