Militares do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) do 2º BPM prenderam, na noite deste domingo (27), dois acusados de praticarem um assalto na Fazenda Frios, zona rural de União dos Palmares.
De acordo com as informações repassadas pelo 2º BPM, a guarnição foi acionada pelo Comando de Operações da Polícia Militar (Copom), dando conta de que dois indivíduos teriam cometido um assalto numa chácara próximo ao antigo lixão e que eles teriam roubado um veículo Corola branco, dois telefones celulares, dinheiro e pertences das vítimas.
De imediato, a guarnição fez rondas nas proximidades do local do fato, mas não obteve êxito.
Cerca de 40 minutos depois, os militares receberam um pedido de apoio da guarnição de Branquinha, pois os indivíduos que estavam num Corola branco haviam roubado alguns populares na praça de Branquinha e, em seguida, resistiram a abordagem da guarnição efetuando disparos. Em Branquinha, eles roubaram uma moto Honda CG Fan 150. Na hora da fuga, o acusado que estava dirigindo o Corola colidiu na traseira do comparsa que vinha na moto. Eles abandonaram a moto, levando três telefones celulares.
De posse das informações de que eles teriam fugido em direção a União dos Palmares, a guarnição do Pelopes se deslocou em direção à cidade de Branquinha, para interceptar os indivíduos no caminho. No meio do trajeto, nas proximidades do Assentamento Sapucaia, entre União dos Palmares e Branquinha, os suspeitos passaram em alta velocidade pela guarnição e receberam ordem de parada. Além de não obedecerem a ordem policial, eles efetuaram disparos de arma de fogo contra a equipe. A guarnição revidou e continuou no encalço dos indivíduos.
Os acusados entraram no primeiro acesso de União dos Palmares e continuaram a fuga em direção ao centro da cidade. Quando fizeram uma curva em frente ao Hotel Varandas, eles colidiram com três veículos que estavam estacionados: um Creta, uma Van e um Gol. Ato continuo, os acusados desceram do veículo e tentaram fugir correndo, mas um deles foi rendido de imediato. O comparsa correu apontando a arma para a equipe, mas foi atingido por um tiro na perna e jogou a arma no chão.
Após a realização da contenção dos indivíduos e da busca pessoal, eles foram conduzidos até o Hospital Regional onde receberam atendimento médico e, em seguida, foram levados para a Delegacia de União dos Palmares, juntamente com as vítimas e o material apreendido, para a formalização do flagrante.
Em poder dos acusados estavam cinco telefones celulares, um relógio de pulso, três carteiras porta-cédulas, quatro cartões de crédito, dois documentos de motocicleta, uma motocicleta CG 150, uma caixa de som Philco, um revólver do calibre 38, cinco munições deflagradas e uma pinada, além de uma balaclava.
Além das guarnições 1 e 2 do Pelopes, participaram da ação a Radiopatrulha e a supervisão do 2ºBPM.