Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

O que faço se escolhi mal o estágio e estou frustrada?

Imagem de destaque da notícia
A colunista Karin Parodi analisa que papel do gestor é fundamental para orientar e desenvolver estagiário >> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]"

O programa de estágio permite a troca de experiências, ideias, conceitos, estratégias com os colaboradores de uma empresa, mas gestor precisa estar perto, defende Karin Parodi

Pexels

"Tenho 19 anos e estudo direito. Possuía muitas inseguranças em relação a buscar estágio por ainda não estar na fase obrigatória. Mas quando comecei a ir atrás, fui selecionada para quatro entrevistas e aprovada em todas. Optei por uma vaga que era home office e, a princípio, a advogada responsável pelo meu estágio me passou uma visão sobre a vaga e minhas futuras tarefas. Na prática, porém, tudo está sendo bem diferente. Comecei há pouco mais de um mês e quase não recebo demandas. Sinalizo todos os dias que estou à disposição, mas não tem surtido efeito. E quando recebo alguma tarefa, a advogada não tem tempo de me passar o feedback. Entendo que ela tem uma agenda extremamente corrida, mas não entendo por que ela me contratou se não consegue delegar as tarefas ou me instruir. Estou muito frustrada, ainda mais pensando nas outras oportunidades que recusei. Por ser meu primeiro estágio, possuía uma visão diferente. De qualquer modo, comecei um curso intensivo na área principal abordada pelo escritório, a fim de melhorar minha qualificação e obter um melhor desempenho, mas penso seriamente em trocar de estágio. O que você recomenda?"

Estagiária em direito, 19 anos

Antes de mais nada, parabéns! Além de passar em quatro processos seletivos, você está iniciando a sua carreira bem cedo. Não que isso seja mandatório, mas até se formar já vai ter vivenciado muita coisa.

O estágio é uma grande oportunidade de experimentar, conhecer possibilidades para construir uma carreira em uma área que mais se identifica. Esse é apenas o começo de uma longa jornada que poderá incluir várias carreiras ao longo do tempo. O estágio é geralmente a primeira experiência e um momento muito importante para o desenvolvimento da trajetória de todo profissional. É uma etapa fundamental no processo de aprendizagem do estudante, pois promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas à profissão escolhida pelo aluno.

O programa de estágio permite a troca de experiências, ideias, conceitos, estratégias com os colaboradores de uma empresa. Nessa dinâmica, o estagiário aprende muito observando e ajudando nas tarefas a serem executadas. Além disso, se estiver identificado com a cultura, desafios e oportunidades, além da performance, poderá se efetivado.

O estágio também é uma forma de valorizar o seu currículo, já que ele conta como experiência profissional e permite o desenvolvimento de uma série de competências que só podem ser adquiridas quando se vivenciam as situações na prática. Contudo, o estágio tem que ser supervisionado por alguém que tem o real objetivo de desenvolver o estagiário.

Divã Executivo: como lidar com um emprego que me decepcionou?

A sua preocupação é muito válida, pois você não está tendo essa oportunidade. É totalmente legítima a sua sensação de que está perdendo tempo. A sua gestora precisa saber como você está se sentindo e por isso marque uma reunião com ela. Prepare-se com dados e fatos das situações que você tem vivenciado e converse com ela para construírem uma rotina na qual possam trabalhar de forma mais planejada e com maior sintonia. Mostre o seu apetite em aprender. Infelizmente, muitos gestores perdem seus talentos para outras áreas ou mesmo para o mercado por falta de apoio e foco no desenvolvimento.

Se você se identifica com a cultura da empresa, e já conseguiu visualizar outras áreas de interesse, busque fazer esse movimento dentro da empresa. Comece a desenvolver novos relacionamentos na companhia, algo atualmente mais difícil por estarmos em home office. Vá construindo o seu networking, pois a maioria das posições no mundo do trabalho está nas mãos da rede de contatos.

Divã Executivo: o que faço se não me adaptei ao home office?

Além de prospectar oportunidades dentro ou fora empresa, você também tem que estar atenta a respeito de quem seria o seu líder para não se decepcionar. O ideal é ter alguém que dê a seus liderados todo o suporte de que eles necessitam para se desenvolverem e crescerem, não só dentro da empresa, mas fora dela também. Um real líder se coloca à disposição para ajudar seus liderados, apoiando-os na superação de metas, objetivos e dos desafios que surgem.

Se for buscar novas oportunidades no mercado, seja bastante criteriosa na nova escolha. Desde a cultura da empresa, como se desenrola o processo seletivo, como tratam o candidato, como é o onboarding e, principalmente, analise com cuidado o profissional a quem você irá se reportar. Boa sorte nesta jornada!

Karin Parodi é fundadora do Career Center e presidente do conselho da Wave

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

É hora de dar feedback sincero?

Como mudar de carreira aos 50 anos?

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis