Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Não há possibilidade de racionamento ou blecaute por baixo nível de reservatórios, diz ministro

Imagem de destaque da notícia
Presidente Bolsonaro citou risco de apagão quando Aneel elevou tarifa de energia, na semana passada O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou hoje o risco de racionamento de energia ou novos blecautes por causa do baixo nível dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país. Segundo ele, o monitoramento detalhado vem sendo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Não há possibilidade alguma de racionamento ou blecaute por causa dessa situação”, disse o ministro ao ser questionado por jornalistas em entrevista coletiva realizada na sede do MME. Ele informou que, desde outubro, os principais órgãos do setor elétrico começaram a adotar medidas para preservar o nível dos reservatórios.

Albuquerque afirmou que foi preciso acionar o parque de geração de termelétrica para não ter que confiar a segurança do abastecimento apenas em expectativas de melhora das condições climáticas. “Não queremos apostar só nas chuvas”, comentou.

O ministro foi questionado se o governo interviu para que fosse acionada a cor vermelha no Patamar 2 pelo sistema de bandeiras tarifárias no mês de dezembro. A medida foi anunciada na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão chegou a provocar uma nova rodada de aumentos nas projeções de inflação para 2020.

“Não há hipótese de interferência do MME em nenhum dos órgãos vinculados”, ressaltou. Segundo Albuquerque, o que existe é uma “trabalho coordenado e integrando” entre as autoridades do setor.

No dia seguinte à decisão da Aneel, o presidente Jair Bolsonaro chegou a comentar a medida e relacioná-la ao risco de racionamento. Albuquerque afirmou que assuntos como estes costumam ser tratados com o presidente, que “sempre solicita” informações sobre os “serviços essenciais” acompanhados pela pasta. “Todos vocês sabem que tenho despachos frequentes com o presidente”, afirmou.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis