Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

'Dragões azuis' aparecem em grande quantidade em praia de Maceió

Biota
Biota

Os "dragões azuis", uma espécie de lesmas do mar, vêm aparecendo em grande quantidade na Praia de Riacho Doce, em Maceió. A presença dos animais foi divulgada pelo Instituto Biota de Conservação após imagens recebidas nesse fim de semana.

Os moluscos exóticos podem ter sido trazidos por ventos fortes registrados na última semana no Estado, já que vivem em mar aberto. No vídeo abaixo, é possível perceber um dos dragões em uma poça depois de maré baixa.

Segundo o professor da Ufal, Cláudio Sampaio, os "dragões azuis" são animais inofensivos. Apesar disso, o aparecimento do Glaucus atlanticus, como é conhecido cientificamente, causa estranheza aos pesquisadores pois são seres que vivem afastados das praias.

"Os dragões azuis são pequenos animais, primos distante dos caracóis, são pequenas lesmas marinhas que vivem em águas oceânicas, ou seja, afastados das praias", disse.

"Então encontrar um animal desse em praias alagoanas é motivo de surpresa, mas não se preocupe, são animais inofensivos. Apesar do seu colorido e formato curioso, não causam nenhum mal ao ser humano", continuou o professor.

Sampaio também orientou sobre o que se deve fazer quando encontrar o animal nas areias das praias. "Ao encontrar animais desses convém avisar aos órgãos de meio ambiente, universidades, centro de pesquisas e ONGs".

Para o pesquisador, os animais podem fornecer informações valiosas antes de serem devolvidos ao mar.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis