Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Ministério da Saúde retira do ar nota que orientava uso da cloroquina

Imagem de destaque da notícia
Na sexta-feira (7), a página com as informações de "Manejo clínico e tratamento" no site do Ministério da Saúde saiu do ar O Ministério da Saúde tirou do ar documento que servia como base de orientação para a prescrição de cloroquina a pacientes com covid-19, em meio ao questionamento na CPI da Pandemia, no Senado, sobre o uso do medicamento. As informações são do jornal "O Globo".

A Nota Informativa nº 17 foi publicada pelo governo federal em julho do ano passado e regulamentava a cloroquina para "tratamento precoce" de pacientes com covid-19. O medicamento, no entanto, não teve eficácia contra a doença comprovada cientificamente.

A nota instituía regras para que médicos no país pudessem prescrever a cloroquina ou a hidroxicloroquina para seus pacientes, estabelecendo as doses autorizadas e em que período da doença prescrever. O documento estabelecia ainda que cabia ao médico decidir se receitaria ou não cloroquina e também exigia que o paciente assinasse um documento concordando com o tratamento.

Inicialmente, o Ministério da Saúde impossibilitou o acesso ao documento em seu site. Até 5 de maio, quando o usuário clicava no link para abrir a nota, era redirecionado para a página inicial do site. Na sexta-feira (7), a página com as informações de "Manejo clínico e tratamento" no site do Ministério da Saúde saiu do ar. O site indica que a última atualização ocorreu ás 19h57 de sexta.

Segundo "O Globo", em nota, a pasta confirmou que retirou o documento do ar, mas afirmou que isso ocorreu porque ele está passando por uma atualização.

"O Ministério da Saúde informa que a nota informativa nº 17/2020-SE/GAB/SE/MS foi retirada do ar para atualização. O documento está em fase final de elaboração e, em seguida, será enviado à Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para deliberação", afirmou a pasta.

Aílton de Freitas/Agência O Globo

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis