Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

EUA vão apoiar na OMC suspensão de propriedade intelectual para vacinas contra a covid-19

Imagem de destaque da notícia
Governo americano participará ativamente das negociações sobre o texto da proposta na OMC e incentivará que outros países passem a apoiá-la Os Estados Unidos decidiram apoiar uma proposta em discussão na Organização Mundial de Comércio (OMC) para suspender temporariamente as proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19.

O anúncio foi feito pela representante comercial dos EUA, Katherine Tai, que disse que o governo americano participará ativamente das negociações sobre o texto da proposta na OMC e incentivará que outros países passem a apoiá-la.

“Este governo acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas, para acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para a as vacinas contra a covid-19”, afirmou Tai na nota.

A decisão foi confirmada pelo presidente americano, Joe Biden. Questionado sobre a medida após um pronunciamento, ele respondeu que pretendia apoiar a suspensão dos direitos de propriedade intelectual. “Sim, vou falar sobre isso mais tarde”, disse ele a jornalistas.

Ainda no ano passado, Índia e África do Sul propuseram na OMC que os países pudessem suspender temporariamente patentes e outros instrumentos de propriedade intelectual até que a maior parte da população mundial esteja imunizada contra a covid-19.

Até então, os EUA e outros países, entre eles o Brasil, eram contrários à suspensão. Mas Biden estava sendo cada vez mais pressionado a rever sua posição sobre a quebra de patentes e sobre o compartilhamento de vacinas com o restante do mundo.

No comunicado divulgado hoje, a representante comercial dos EUA disse que as negociações na OMC “levarão tempo”, considerando a necessidade de formar consensos dentro da instituição para que qualquer decisão seja tomada e a complexidade do tema.

Pixabay

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis