Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Reino Unido e UE retomam no domingo negociações para acordo pós-Brexit

Imagem de destaque da notícia
As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um acordo comercial envolvendo regulações entre as partes após o período de transição do Brexit (que termina no próximo dia 31) serão retomadas neste domingo (6) em Bruxelas. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma declaração conjunta.

Segundo o documento, embora tenha havido progresso em diversas áreas, três pontos críticos permanecem sem solução: os direitos de pesca em águas britânicas, as regras de governança para garantir que o acordo seja cumprido após sua assinatura e mecanismos para garantir igualdade na competição entre empresas de UE e Reino Unido depois do Brexit.

Na sexta-feira, representantes das duas partes já tentavam chegar a um acordo, mas o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, e o líder da equipe do Reino Unido, David Frost, informaram que continuava o impasse em torno desses três pontos.

Johnson e Leyen conversaram hoje por telefone sobre o andamento das conversas e instruíram suas equipes a retomar a negociação amanhã. "Ambos os lados sublinharam que nenhum acordo é viável se essas questões não forem resolvidas", resume a nota conjunta. "Embora reconhecendo a seriedade dessas diferenças, concordamos que um esforço adicional deve ser realizado por nossas equipes de negociação para avaliar se elas podem ser solucionadas."

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis