Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

STM será comandado por uma mulher pela primeira vez na história

Baixar Tocar Pela primeira vez em mais de 200 anos de história, o Superior Tribunal Militar (STM) será comandado por uma mulher.

Imagem de destaque da notícia

Baixar

Pela primeira vez em mais de 200 anos de história, o Superior Tribunal Militar (STM) será comandado por uma mulher. Tomou posse nesta quarta-feira (12) a ministra Maria Elizabeth Rocha, eleita em dezembro do ano passado para o biênio 2025-2027.

Ao transmitir o cargo para Elizabeth Rocha, o ex-presidente do STM, o tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, ressaltou a relevância do momento histórico:

"Gostaria de, inicialmente, ressaltar a importância deste evento, relembrando que a Justiça Militar da União, pela primeira vez em sua história, de mais de 200 anos de existência, tem uma mulher presidente eleita para o mandato de dois anos. Isso é extremamente significativo, tanto para a Justiça Militar da União como para todo o Poder Judiciário e para o Brasil".

Na abertura do seu discurso como a nova presidente do STM, Elizabeth Rocha enfatizou a luta das mulheres brasileiras por igualdade de acessos:

"Peço licença poética a Milton Nascimento e Lô Borges para dizer: porque se chamavam mulheres, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem. E nós, mulheres, temos um sonho, o sonho da igualdade. A carta de 1988 nos emancipou, graças a um renhido e diminuto grupo de parlamentares eleitas para o Congresso Nacional em 1986 que colaboraram para que as garantias femininas fossem fundamentalizadas".

A magistrada afirmou ainda que é feminista e que vai adotar programas de gestão fundados no reconhecimento e na ampliação dos direitos civis das mulheres:

"Eu não tenho dúvidas de que o ideário feminista se imbrica com o humanista quando buscam edificar um mundo sem constrangimentos. Um mundo que não afeta só as mulheres binárias, cisgêneros, hetero ou homossexuais, porque o gênero feminino não é sinônimo de sexagem. Ele diz respeito aos papéis historicamente construídos e suas violências específicas".

Elizabeth Rocha detalhou ainda o projeto que vai buscar implementar como presidente do STM:

"Os segmentos minoritários esbatem-se, desde sempre, em um ambiente permeado por hostilidades e intolerâncias a impor o rompimento das travas opostas à igualação. É este o projeto que buscarei implementar frente à presidência do Superior Tribunal Militar, o qual se fundará sobre três pilares: transparência, reconhecimento identitário e defesa do Estado Democrático de Direito".

Natural de Belo Horizonte, Maria Elizabeth Rocha é magistrada há 18 anos. Nomeada pelo presidente Lula, em 2007, para a vaga do tribunal destinada à advocacia, terá o militar Francisco Joseli Parente Camelo como vice-presidente. Francisco assume ainda a Corregedoria da Justiça Militar da União.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelos chefes dos Três Poderes e pelas primeiras-damas, saudadas de antemão pela nova presidente do STM, ao quebrar o protocolo.

© José Cruz/Agência Brasil

Justiça Ministra Maria Elizabeth Rocha tomou posse como presidente da corte Brasília 12/03/2025 - 21:09 Bianca Paiva / Rafael Guimarães Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional STM Maria Elizabeth Rocha quarta-feira, 12 Março, 2025 - 21:09 3:48

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis