
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) informou neste sábado (15) que, em uma semana, foram apreendidas 29 armas de fogo e 39,767 quilos de drogas. As apreensões foram resultado de ações de combate ao crime entre os dias 9 e 15 deste mês.
Entre as armas, foram apreendidos 14 revólveres, 12 espingardas, duas pistolas e uma garrucha. As apreensões foram realizadas em municípios como Maceió, Arapiraca, Japaratinga, Estrela de Alagoas e Joaquim Gomes, por exemplo.
Quanto aos entorpecentes, eles foram apreendidos em cidades como Maceió, Dois Riachos, Arapiraca, Rio Largo, entre outros. Foram 37,899 quilos de maconha; 1,208 quilos de cocaína e 660 gramas de crack.
Além disso, foram confeccionados 139 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por equipes atuando nos municípios de Palmeira dos Índios, Penedo, Atalaia, Cacimbinhas, e outros mais, por ocorrências de naturezas diversas.
Ações policiais
Entre as ações policiais que contribuíram para as apreensões estão as que foram registradas pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pelo 7º BPM. Nas primeiras horas da manhã deste sábado (15), no Sítio Cedro, zona rural de Estrela de Alagoas, uma escopeta calibre 12 foi apreendida pelo 10º BPM. Um homem de 37 anos foi preso.
A partir de informações levantadas pelo Serviço de Inteligência da unidade operacional, as guarnições localizaram o endereço do suspeito para cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 4° Vara Criminal de Palmeira dos Índios.
A arma de fogo foi encontrada ao lado da cama do suspeito. Havia ainda dois balotes de mesmo calibre percutidos e deflagrados em um terreno próximo ao curral de gado da propriedade.
Parte da droga apreendida durante a semana foi encontrada no dia anterior, às 13h, no Povoado Lagoa Grande, zona rural de Estrela de Alagoas. Um homem de 58 anos foi detido, também pelo 10º BPM.
Com o suspeito, foram apreendidos diversos materiais, entre entorpecentes, dinheiro e objetos variados. Entre as drogas, estavam 55g de pedra de crack, 31 pedrinhas da mesma substância, pesando cerca de 25g, 19 bombas de maconha prensada, totalizando 180g, uma porção de maconha in natura, com 29g, três tabletes de maconha, somando 2500g, além de sete papelotes de cocaína, pesando 7g.
Também foram recolhidos materiais relacionados ao tráfico, como uma balança de precisão, uma faca tipo peixeira, duas tesouras, bolsas plásticas e uma caderneta de anotações. Além disso, os policiais apreenderam a quantia de R$1.072,40 em espécie, sete relógios de pulso e três celulares.
Durante patrulhamento no povoado Lagoa Grande, em Estrela de Alagoas, as guarnições do Tático Rural 01 e 02, com apoio da RP local, cumpriram um mandado de busca expedido pela 4ª Vara Criminal. Nas buscas realizadas na residência do alvo, além dele, os itens foram encontrados.
O suspeito não soube informar a origem dos valores nem as senhas dos aparelhos apreendidos. Nas duas ocorrências, autores e materiais foram encaminhados à Central de Flagrantes em Arapiraca.
Outra quantidade de entorpecentes foi apreendida pelo 7° BPM, por meio do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Dois Riachos na tarde de sexta. O fato ocorreu na Rua Delmiro Gouveia, no Centro. A partir de denúncias de possível tráfico de drogas, os militares chegaram ao local. Suspeitos se evadiram deixando cair uma mochila contendo o material ilícito: 430 pedras de crack, 23 papelotes de cocaína e duas munições calibre 38. O material foi apresentado à Polícia Civil.