Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

UFAL

Após cancelamento de aulas por suposto tráfico de drogas, Ufal anuncia medidas para reforçar segurança

Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

A Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou, por meio de nota à imprensa, a adoção de medidas administrativas para enfrentar os recentes episódios de insegurança no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió.

A decisão foi tomada após reunião com a direção do instituto, coordenadores de cursos e técnicos administrativos, depois da suspensão das aulas presenciais em 11 cursos do ICHCA devido a problemas estruturais e de segurança para servidores, docentes e discentes.

Entre as medidas implementadas estão a ampliação da segurança privada no Instituto, a determinação para que a abertura e fechamento das salas sejam realizadas exclusivamente pela equipe de segurança, a flexibilização dos horários de expediente dos servidores e a inserção do tema como ponto de pauta prioritário na primeira sessão do ano do Conselho Superior Universitário (Consuni). A reunião do Consuni está marcada para a próxima terça-feira, 4 de fevereiro, e contará com a participação de conselheiros docentes, técnicos e discentes para deliberações adicionais.

A Reitoria destacou a importância de envolver o Conselho Acadêmico do Instituto no processo de decisão, garantindo a escuta de diferentes segmentos da comunidade universitária em respeito às bases democráticas da instituição. No encontro do Consuni, a discussão sobre a segurança será ampliada para toda a comunidade acadêmica, permitindo um debate mais abrangente sobre soluções para a questão.

Ao CadaMinuto, em resposta a questionamentos sobre o cancelamento das atividades acadêmicas presenciais e denúncias de suposto tráfico e consumo de drogas dentro do Campus, a assessoria de comunicação da Ufal disse que a instituição irá se pronunciar na próxima terça-feira (4), após a reunião do Conselho Superior Universitário. A assessoria ressaltou que "os problemas estruturais e de segurança estão sendo debatidos com os conselhos dos cursos que compõem o ICHCA".

A Universidade destacou ainda que "isso já vem sendo tratado há um ano" e, neste momento, "tudo foi suspenso para tomar novas decisões".

"A falta de segurança para a realização de nossas atividades é um problema antigo e que requer um debate urgente e coletivo com toda a comunidade acadêmica", destacou a nota do curso de RP.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis