06/06/2020 às 14h23min - Atualizada em 06/06/2020 às 14h21min

Mais mortal que o coronavírus, são os politiqueiros

Sempre defendi – e assim continuarei – que todos os políticos devem ter muito mais que nível superior para serem candidatos. Tenho a certeza que se assim fosse muitas praticas nocivas, aberrantes e loucas seriam evitadas, embora admita que índole venha de berço e não por meio de um diploma.
 
Com a indesejada chegada do coronavírus, que têm matado muitos de nós, políticos e mais políticos usam seus mandatos para – literalmente – aparecerem e aprovarem ou proporem projetos das mais absurdas naipes.
 
Aqui na nossa Alagoas os exemplos são os mais aberrantes.
 
Começemos por São José da Tapera, no Sertão, onde a maioria dos vereadores sumiram após aceitarem aprovar um projeto que “inocenta” o antigo e o atual prefeito, Jarbas Ricardo e José Antônio, respectivamente, de pagarem o dinheiro desviado da previdência municipal e que deverá deixar cerca de 1500 famílias de servidores municipais sem os salários quando se aposentarem. Nessa ‘folga parlamentar’, dois vereadores, Felipe Cardoso e Evandro Pereira querem aprovar um auxilio emergencial para os servidores municipais que trabalham diretamente no combate ao coronavírus. Nessa ‘ação eleitoreira conjunta’, a dupla de vereadores quer que a prefeitura pague um adicional de R$ 500 reais para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, de endemias e motoristas e apenas R$ 300 reais para o pessoal do atendimento, da limpeza e os porteiros. Sem sustentação jurídica, tal indicação está longe de se tornar realidade na cidade que adotou o ‘calote aos eleitores’ como a moeda mais forte na época de eleições.
 
Mas se para aparecer vale tudo, os vereadores de São José da Tapera não são os únicos que gostam de pirotecnia.
 
Em Delmiro Gouveia, outra cidade sertaneja de Alagoas, o vereador Pedro Paulo (PT), foi mais além. Ele conseguiu que seus colegas de parlamento aprovassem uma proposta de Lockdown no município. A revolta é grande e a desmoralização – para quem tem – é maior ainda. Embora os delmirenses enfrentem os crescentes números de Covid-19 – que na maioria dos casos é provocado pela própria população que não respeita as limitações e conselhos das autoridades ligadas a saúde – os vereadores – em aberta campanha de reeleição – tentam esconder da população suas obrigações de legítimos representantes do povo, como por exemplo, trabalhar sério, mesmo com um salário de cerca de 30 mil/mês. Por outro lado, a gentão do Padre Eraldo, que tenta sua primeira reeleição enfrentando uma interminavel lista de opositores, decidiu não dá importância ao crescimento dos casos de coronavírus e determinou que das 19h até às 7h da manhã do dia seguinte ninguém será parado pela barreira sanitária. Agora, é pedir a Deus para sobreviver.  
 
No Sertão, independente da cidade – e independente das caras ($) mídias pagas com dinheiro público, que informam (?) que os prefeitos estão preocupados com o povo – são duvidosos os treinamentos dos profissionais escalados para trabalharem nas barreiras sanitárias. Em sua maioria são jovens, que flagrantemente, comprovam seus despreparos para o que estão exercendo.
 
No Distrito do Piau, no município de Piranhas, a barreira sanitária é formada por abnegados. Dia ou noite uns ficam se amparando em uma barraca sem nenhuma estrutura e outros se aventurando no meio de uma movimentada rodovia sem nenhum aparato de sinalização ou a presença da polícia. É bom lembrar que os casos de infectados em Piranhas tem aumentado, igualmente no Piau, onde lá mora a prefeita Maristela Sena, conhecida por seus sorrisos e ações a desejar.
 
Feiras livres suspensas por tempo indeterminado, postos de saúde fechados, hospitais municipais sob risco de uma infecção geral e pessoal com treinamento precário. A realidade da saúde no Sertão alagoano se tornou uma epidemia maior que a do mortal coronavírus. A diferença é que o coronavírus é uma doença transmitida por um vírus e a caótica saúde nos municípios é ‘patrocinada’ por maus gestores e políticos sem rastro.
 
Link
JAIRO RIBEIRO

JAIRO RIBEIRO

Apresentador de Rádio e tv (DRT-912) É coach.

Relacionadas »
Comentários »