Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

IBM cria sistemas com foco no futuro

Imagem de destaque da notícia
Nos últimos quatro anos, a empresa americana colocou em prática iniciativas para digitalização de negócios com IA e soluções para tecnologia 5G A IBM é líder do ranking das empresas com maior número de patentes emitidas nos Estados Unidos pelo 28º ano consecutivo – foram 9.130 em 2020, das quais 105 tiveram contribuição de inventores do Brasil. O foco em pesquisa e desenvolvimento (P&D), cujos investimentos absorveram 9% dos US$ 73,6 bilhões gerados no ano passado, busca inovações inéditas ou incrementais para criar portfólio que diferencie a empresa de concorrentes.

Alberto Miyazaki, CTO: parcerias para inovação em tecnologia com segurança extra para setor financeiro

Divulgação

Times dedicados e cultura colaborativa, interna e externa, contribuem com a estratégia. As equipes vão do desenvolvimento de produtos para atender a necessidades específicas aos laboratórios de pesquisa com visão de longo prazo. A interlocução com academia, ONGs, governos, fornecedores e outras empresas da cadeia de valor enriquece o processo, diz o CTO Alberto Miyazaki.

A relação da americana com a inovação – e com o Brasil, onde já completou 100 anos – é particular e antiga. Uma linha do tempo que vai dos cartões perfurados ao equipamento com 32 processadores (Deep Blue), que derrotou o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, em 1997, ao sistema de computação cognitiva (Watson), capaz de entender a linguagem natural humana (PLN) também em português, aprender continuamente e gerar hipóteses.

Prêmio Inovação Brasil 2021 - IBM

Em 2016, a empresa foi a primeira a colocar em nuvem um computador quântico, máquina superpotente com capacidade de resolver cálculos em velocidade muito superior à de computadores atuais. No ano passado, além de lançar o processador Telium, com aceleração de inteligência artificial desde o chip, a nuvem da IBM sustentou o esforço científico colaborativo que identificou 70 compostos virais para testes sobre a capacidade de inibição do vírus da covid-19.

O sistema de inovação da companhia deu origem a vários programas em curso no país. A empresa mantém 19 instalações IBM Research Lab ao redor do mundo, centros com mais de 3 mil pesquisadores de classe mundial afastados de produtos do dia a dia, com olhar de futuro e em problemas da sociedade. A unidade brasileira foi inaugurada em 2010, nona iniciativa global.

Entre suas inovações locais levadas para o mundo estão a pesquisa relacionada ao uso de IA para simular captura de dióxido de carbono diretamente da atmosfera com armazenamento seguro em rochas porosas, por exemplo. Outro estudo emprega a capacidade de aprendizado de máquina (ML) para prever precipitações pluviométricas extremas com até seis meses de antecedência e acurácia superior à da climatologia. Mais um aprofunda a mesma tecnologia para quantificar a captura de carbono por diferentes tipos de árvores, em cidades e florestas.

Nos últimos quatro anos foram implantadas diversas iniciativas para a inovação no Brasil. Em 2017 foi a vez da IBM Garage, com equipe e metodologia baseada em "design thinking" (abordagem de problemas com base em ideação), agilidade e prototipação para testar ideias de clientes e parceiros na prática em até quatro semanas. O Hub Blockchain nasceu em São Paulo em 2018.

O modelo proposto pela Garage foi útil durante a pandemia para empresas com necessidade de acelerar a digitalização de negócios e a transferência de funcionários para o home office. Segundo Miyazaki, o uso do Watson Assistant, tecnologia de assistente virtual baseada em IA, dobrou no Brasil e na América Latina em 2020, para suportar canais de comunicação. Um dos exemplos foi o Banco Original, com resultados como altas taxas de retenção e gerenciamento bem-sucedido do aumento do número de acessos durante a pandemia. “Desde 2019, o volume de suporte pelo assistente virtual cresceu cerca de 600%, ao mesmo tempo em que a retenção subiu de 70% para 93%”, contabiliza o executivo.

Só no ano passado, a IBM criou o Centro de Soluções de Telecomunicações 5G, em parceria com a fabricante de equipamentos Flex e o laboratório Flex Innovation Technology (FIT), para avaliação da tecnologia por empresas e operadoras de telecomunicações. A primeira foi a Algar. Também deu início ao Centro de Inteligência Artificial (C4AI), resultado de aporte da IBM e da Fapesp, sediado no espaço de inovação InovaUSP e em parceria com ITA, PUC-SP e FEI e pesquisas, como o aprimoramento de PLN em português, caracterização automática de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e base interativa sobre a costa brasileira, a Amazônia Azul.

Ainda em 2020, foram selecionadas as primeiras 12 startups com negócios já provados (scale-ups) para a primeira edição do programa Open Venture, que, além da tecnologia da marca, oferece a força de mercado da IBM para expandir a atuação das novatas. Entre elas, Grow Tech, voltada à integração dos envolvidos no ciclo documental do mercado imobiliário; Tangerino, cujo aplicativo para tablets e celulares substitui relógios de ponto tradicionais; e TNS, com kit baseado em visão computacional para acelerar a detecção de micro-organismos, como a Salmonella, para agricultura e proteína animal.

Startups em fase inicial também ganham créditos, e a empresa participa ainda de programas de parcerias como o Lift, laboratório de inovação do Banco Central criado para fintechs em 2018. Além disso, para os funcionários (“ibemistas”, como diz Miyazaki), um programa de voluntariado incentiva a participação em maratonas de desenvolvimento (hackathons) para levar conhecimento técnico e de negócios ou participar de mesas julgadoras.

Ao todo, são 19 instalações IBM Research Lab ao redor do mundo, com mais de 3 mil pesquisadores de classe mundial

Divulgação

Outra novidade do ano foi a criação no Brasil da primeira zona de nuvem com data centers interconectados (Multi Zone Region) na América Latina, e nuvens caracterizadas para indústrias específicas, como governo, telecomunicações e finanças. “Além de requisitos para atender a regulação do setor, camadas adicionais de segurança e cerca de 100 parceiros homologados aceleram a inovação no uso de novas tecnologias por bancos, por exemplo”, explica.

Aquisições e iniciativas para inclusão também reforçam a capacidade de inovação da companhia. No ano passado, a IBM comprou a WDG, empresa brasileira de software especializado em automação robótica de processos (RPA) e, nos últimos 12 meses até setembro, fechou 11 aquisições estratégicas ao redor do mundo para fortalecer sua tecnologia de nuvem híbrida, com uso conjunto de sua nuvem pública e da nuvem própria do cliente, e seu portfólio de inteligência artificial.

“Um local de trabalho diversificado e inclusivo leva à maior inovação, agilidade, desempenho e engajamento”, defende Miyazaki. Localmente, estão em funcionamento grupos e programas como BRG de Mulheres, Grupo LGBTQIA+, Grupo pela Inclusão de Pessoas com Deficiência, Grupo Afrodescendentes e Neurodiversidade.

A primeira operação da IBM fora dos Estados Unidos foi a brasileira, em 1917, ainda com o nome de Computing Tabulating Record Company (CTR), cujos equipamentos foram empregados no censo agrícola e populacional de 1920. As primeiras máquinas alfabéticas de processamento de dados chegaram aqui em 1934 e no ano seguinte os cartões ganharam fabricação local.

O primeiro computador da marca e o primeiro sistema de grande porte do país, para a Volkswagen, aportaram aqui em 1959. Em 1965, ajudou a Universidade de São Paulo em seu primeiro vestibular unificado e na inauguração do Centro de Super Computação na Universidade de Campinas (Unicamp), em convênio com a Finep. Em 2005, a fábrica de Hortolândia (SP) recebe o Linux Technology Center (LTC) e o Global Command Center, centro de comando das operações de serviços terceirizados (outsourcing) prestados pela IBM ao redor do mundo. Em 2009, nasce o primeiro Centro de Soluções (IBM) da América Latina em São Paulo (SP) e, um ano depois, surge o IBM Research Lab local.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis